FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Casa do Baile de Belo Horizonte



Casa do Baile, inaugurada em 1943, faz parte do conjunto arquitetônico da Lagoa da Pampulha, idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. No local, funcionava um salão de dança popular. Em 1946, a Casa do Baile fechou as portas, quando o cassino ali existente foi desativado em função da proibição do jogo.

A construção fica em uma ilha artificial, possui uma pitoresca ponte de 11 metros. Chama a atenção pelas formas sinuosas das fachadas, que sugerem quase uma continuidade da lagoa. Reaberta em 2002, após receber novos projetos de iluminação e climatização, respeitando o projeto paisagístico inicialmente pensado por Burle Marx, a reforma da Casa do Baile foi coordenada por Oscar Niemeyer. Na época, ele propôs a criação de um auditório e desenhou o painel do salão de exposições
.



A Casa do Baile foi reaberta em dezembro de 2002, transformando-se em um Centro que discute o Urbanismo, Arquitetura e Design, vinculado à Fundação Municipal de Cultura/Prefeitura de Belo Horizonte.

A Casa do Baile desenvolve exposições, divulga e produz publicações, mostras, seminários, encontros e eventos relacionados às áreas de urbanismo, arquitetura e design. A Casa possui ainda um salão de 255m2, um auditório de 53 lugares com recursos multimídia e salas de apoio administrativo.

FuncionamentoA Casa do Baile funciona de terça a domingo, das 9h às 19h.
ContatoCasa do Baile
Av. Otacílio Negrão de Lima, 751 – Pampulha CEP: 31.365-450 – Belo Horizonte – MG
Ônibus - 5401
Tel: (31) 3277-7443 / 7971 (FAX)
e-mail:
cb.fmc@pbh.gov.br