O Museu de Artes e Ofícios – MAO – é um espaço cultural que abriga e difunde  um acervo representativo do universo do trabalho, das artes e dos ofícios do  Brasil. Um lugar de encontro do trabalhador consigo mesmo, com sua história e  com o seu tempo. Iniciativa do Instituto Cultural Flávio Gutierrez – ICFG, em  parceria com o Ministério da Cultura e a CBTU, Companhia Brasileira de Trens  Urbanos, o MAO preserva objetos, instrumentos e utensílios de trabalho do  período pré-industrial brasileiro. Criado a partir da doação ao patrimônio público de mais de duas mil peças  pela colecionadora e empreendedora cultural Angela Gutierrez, o MAO revela a  riqueza da produção popular, os fazeres, os ofícios e as artes que deram origem  a algumas das profissões contemporâneas. O MAO está instalado na Estação Central de Belo Horizonte, por onde transitam  milhares de pessoas diariamente. É assim, um espaço coerente com a natureza da  coleção, bem próximo ao trabalhador. Para abrigar o Museu foram restaurados dois  prédios antigos , de rara beleza arquitetônica, tombados pelo patrimônio  público. A sua implantação incluiu ainda a recuperação, pela Prefeitura de Belo  Horizonte, da Praça da Estação, marco inaugural da cidade, que, cada vez mais,  se consolida como espaço destinado a eventos e manifestações culturais. 
 A criação da Praça da Estação coincide com a fundação de Belo Horizonte no final do século XIX. Antes mesmo da inauguração da capital, a região nas proximidades da Estação já apresentava quarteirões em formação, com restaurantes e edificações novas atraindo ao local um movimento regular de transeuntes.A Estação Central era, desde os tempos inaugurais da nova capital, uma importante referência urbana. Constituía-se o pórtico da cidade, o lugar de recepção e despedida das pessoas que vinham conhecer as inovadoras obras arquitetônicas e urbanísticas que estavam sendo construídas no interior do país.
  Com a implantação do Museu de Artes e Ofícios, a Praça da Estação avança no sentido de sua complementação, contribuindo para o processo de revitalização de toda a região central da cidade, já consolidada como um pólo cultural.
 Praça Rui Barbosa s/n Centro 30160-000 Belo Horizonte MG
 [31] 3248 8600
 |