FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Exposição O Máximo Silêncio em Paris

 
 
A forte chuva que caiu na última sexta-feira, dia 27 de janeiro, não afastou o público que foi conferir a inauguração da instalação “Máximo Silêncio em Paris”, do artista italiano Giancarlo Neri, na Praça Paris, no bairro da Glória, no Rio de Janeiro. A obra foi acesa pontualmente às 20h e emocionou os presentes. Composta de cerca de 9 mil globos luminosos, que mudam de cor, a instalação é ligada ao anoitecer e fica acesa até meia-noite.
Os globos acendem em ciclo de cores – azul, vermelho, amarelo e verde. Depois de alguns minutos, perdem sua sincronia. Essa descontinuidade luminosa resulta em um efeito multicolorido com pulsações diferentes. Em seguida, o processo se reinicia. “Não há nada computadorizado. Uso materiais simples, próximos ao kitsch, como esses globos chineses de jardim”, ressalta o artista.
Massimo Silenzio foi criada para o Circo Massimo em Roma por ocasião da Notte Bianca 2007, onde foi visitada por cerca de 300 mil pessoas em cinco dias. Em seguida, a instalação foi apresentada em Madri (Noche en Blanco 2008) e em Dubai (Dubai World Cup 2009). Chega ao Rio de Janeiro no programa de arte pública do Oi Futuro. “Em cada local, é uma situação diferente. A obra interage diretamente com o espaço”, observa o artista.