Em sua quarta mostra individual, depois de cinco anos, a artista plástica Carina Bokel retorna com um trabalho surpreendente. A mostra apresenta apenas um painel de dimensão mural (3,30m x 7,70m), que é composto por 26 pedaços menores que, sem perder a autonomia da obra singular, se articulam entre si para formar a unidade perfeitamente integrada.
As formas ganham relevo sutil com a proximidade. São como os favos de uma  colméia, pedaços independentes que completam um quadro inteiro. “Colméia” emerge  para tridimensionalidade com o uso dos materiais que caracterizam o trabalho de  Carina: a madeira, a argila, a porcelana, o metal e sua poeira óxida. 
Tudo remete à essencialidade da matéria primordial que se submete à vontade  da artista para ganhar formas e cuja simplicidade orgânica contrasta com a  artesania complexa e delicada. "Colméia para mim é, ao mesmo tempo, um tema e um  processo de trabalho. O quadro se fez aos poucos, como um labirinto de  pensamentos infindáveis, monótonos, que foram se desdobrando em busca de uma  harmonia maior”. 
Para o curador da exposição, Eduardo Roly, a obra “lembra tanto a imagem de  uma cidade vista bem do alto, como uma foto hiperampliada da rede neural de um  cérebro. E que, por sua vez, por uma analogia misteriosa que eu apenas intuo,  remete à orgânica perfeição de uma colméia. E a clareza desse resumo da própria  obra revela uma artista em busca do domínio de sua arte pela via do  autoconhecimento”. 
E acrescenta: “a densidade que se enxerga na obra de Carina parece emergir de  uma profunda reflexão que transcende à palavra e se enraíza num lento fazer,  espelhado na própria vida e seus processos. Enfim, arte e vida se misturam e se  completam na construção da obra e da própria artista. Ainda que se possa  perceber uma continuidade entre esta exposição e a anterior, Colméia é  certamente um marco na obra de Carina, expressão de maturidade e renovação”.  
Serviço:
Exposição: “Colméia” – Carina Bokel
Abertura: 23 de novembro, às 19h
Visitação: de 24 de novembro a 8 de janeiro/2012 - terça a domingo, de 12h as 19h - GRÁTIS
Abertura: 23 de novembro, às 19h
Visitação: de 24 de novembro a 8 de janeiro/2012 - terça a domingo, de 12h as 19h - GRÁTIS
