FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Museu dos Brinquedos de Belo Horizonte

rsz_brinquedp

O Museu dos Brinquedos fica localizado em uma casa que faz parte do patrimônio histórico de Belo Horizonte (MG) e tem o objetivo de preservar a cultura lúdica da infância. Então, além de abrigar os mais variados brinquedos (bonecos de Lego, carrinhos, jogos de tabuleiro, e por aí vai), lá ocorrem feiras, eventos e exposições relacionados ao tema.


O Museu dos Brinquedos existiu informalmente de 1986 a 1999 sob a coordenação de Luiza de Azevedo Meyer. Nesse período foram realizadas exposições itinerantes em shoppings, casas de cultura e galerias de arte. Com o falecimento da idealizadora em 2000, familiares e amigos deram prosseguimento ao projeto e criaram o Instituto Cultural Luiza Azevedo Meyer em sua homenagem. Em outubro de 2006, foi inaugurado o Museu dos Brinquedos, numa casa tombada pelo IPHAN, na Av. Afonso Pena, 2564, em Belo Horizonte.

../../../div><span class=

Nascida em São João Del Rey, em 1912, Luiza de Azevedo Meyer reuniu ao longo de sua vida uma coleção de brinquedos, sendo muitas destas peças de seus dez filhos e vinte e dois netos. Sua idéia era transformar seu acervo particular em um lugar especial dedicado a investigar, preservar e difundir o patrimônio cultural da infância. Seu sonho era construir o Museu dos Brinquedos.

No Museu dos Brinquedos, todos visitantes são convidados a uma viagem ao mundo mágico dos brinquedos e brincadeiras. São quatro atividades principais:
marionetecom_credito_400

Era uma vez um brinquedo...: além de contar a origem, fabricação, material e contexto histórico dos brinquedos expostos, os monitores estimulam os visitantes a expressarem suas vivências e as memórias de sua infância. Atualmente, são duas exposições: “A fascinante história dos Brinquedos” e “Batman".

Gepeto: crianças e adultos aprendem a fabricar brinquedos com material de baixo custo e reciclado e ainda podem levar para casa. O objetivo é estimular a criatividade e despertar a importância da preservação e do reaproveitamento de materiais.
Um, dois, três e já! : é hora de pular corda e elástico, andar de perna de pau, brincar de bambolê, corre-cutia, corrida-de-saco, queimada, passa-manteiga, chicotinho-queimado e outras tantas recreações.
Brinquedoteca: uma sala cheia de brinquedos pedagógicos e livros faz a alegria das crianças de todas as idades.



O Museu dos Brinquedos está localizado na Avenida Afonso Pena, 2564, no bairro Funcionários, em Belo Horizonte e abre para visitação de segunda a sexta-feira, das 9H às 17H (R$ 7,00) e, aos sábados e feriados (R$ 8,00), das 10 às 17H.
Para visita de grupo, favor agendar antecipadamente pelo telefone 31-3261 3992.