FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Exposição Dia de Reis




Apesar de ser uma data intimamente ligada com ao Natal, e ao tom solene da igreja, o dia da chegada dos reis magos passou a ser comemorado nas ruas, apropriado pela população e regado a simplicidade e alegria. Os festejos são o tema da exposição “Dia de Reis”, do fotógrafo Élcio Paraíso, que pode ser vista no São Benedito Café e Bistrô, de segunda a sábado, até o dia 06 de abril.
Conhecida como folia de reis, a festa tem origem portuguesa, mas, como foi trazida ao Brasil ainda nos primórdios da formação cultural do país, se incorporou de forma definitiva à tradição folclórica brasileira e é patente em diversos estados do país, principalmente em Minas Gerais, no Rio de Janeiro, em Goiás, no Espírito Santo e em São Paulo.
Na exposição “Dia de Reis”, o fotógrafo Élcio Paraíso fez um recorte que abrange festas e encontros ocorridos em Belo Horizonte e na região metropolitana nos últimos anos. Ao todo, são 13 imagens impressas em papel especial de algodão no tamanho 20x30cm. Entre as festas registradas, está a folia de reis da comunidade quilombola dos Arturos, localizada em Contagem.
Formado em jornalismo, o fotógrafo são-joanense Élcio Paraíso se especializou em fotojornalismo e por dez anos trabalhou como repórter fotográfico em jornais diários com sede em Belo Horizonte. Já assinou diversas exposições individuais e coletivas, entre elas as séries “Fantasias de Fidel”; “Pula fogueira”, exposta na Unicamp, e “Para ouvir com os olhos”, que integrou o Inverno Cultural da UFSJ em 2010. Em seu trabalho autoral, o fotógrafo investe em ensaios e pesquisas que têm como principal foco a cultura popular e a vida urbana.
Até 06 de abril de 2012
Segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas e sábado, das 9 às 13 horas.
Local: São Benedito Café e Bistrô- Rua Cláudio Manoel, 339, Funcionários
Entrada free
Informações: 3568-8096
Site: http://saobeneditocafe.blogspot.com/