FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 8 de janeiro de 2012

Exposição Paris La Nuit

A Aliança Francesa Rio de Janeiro traz para o público carioca uma visão incomum de Paris. Descortinada nos anos 30 pelas lentes do fotógrafo Gyula Halász (Brassaï), a cidade-luz é vista a partir de jogos de sombras, claros e escuros, em fotos que formam uma crônica da vida noturna parisiense, em imagens externas como a da Torre Eiffel e de ambientes fechados como cafés e cabarés. A exposição acontece de 23 de novembro a oito de janeiro e reúne cerca de 100 fotografias, nas dimensões 31x24 e 61x49cm. A curadoria é de Agnès Gouvion Saint Cyr.
Húngaro, com alma francesa, Gyula Halász (1899-1984) passou a assinar seus trabalhos com o pseudônimo Brassaï em 1932, quando começou a registrar prostitutas, jovens delinquentes e trabalhadores, à noite, nas ruas de Paris. Fotografados em cenas cotidianas e a própria cidade se transformavam em personagens, sob o filtro das lâmpadas das ruas, da luminosidade contida na névoa à beira do Sena, nas luzes dos monumentos.
“Brassaï soube, com genialidade e poesia, captar e desvendar o segredo da luz e da noite. Essa visita em preto e branco nos bastidores da cidade-luz se dá numa hora em que todos os gatos são pardos e o tempo está suspenso para que os segredos e as paixões proibidas possam se expressar, numa versão parisiense inédita da Comédia Humana”, destaca Yann Lorvo, diretor geral da Aliança Francesa no Brasil.
Serviço:
Exposição “Paris la nuit” – Fotografia – Brassaï
Abertura: 23 de novembro, às 19h
Visitação: de 24 de novembro a 8 de janeiro/2012 - terça a domingo, de 12h as 19h - GRÁTIS