
A Aliança Francesa Rio de Janeiro traz para o público carioca uma visão  incomum de Paris. Descortinada nos anos 30 pelas lentes do fotógrafo Gyula  Halász (Brassaï), a cidade-luz é vista a partir de jogos de sombras, claros e  escuros, em fotos que formam uma crônica da vida noturna parisiense, em imagens  externas como a da Torre Eiffel e de ambientes fechados como cafés e cabarés. A  exposição acontece de 23 de novembro a oito de janeiro e reúne cerca de 100  fotografias, nas dimensões 31x24 e 61x49cm. A curadoria é de Agnès Gouvion Saint  Cyr. 
Húngaro, com alma francesa, Gyula Halász (1899-1984) passou a assinar seus  trabalhos com o pseudônimo Brassaï em 1932, quando começou a registrar  prostitutas, jovens delinquentes e trabalhadores, à noite, nas ruas de Paris.  Fotografados em cenas cotidianas e a própria cidade se transformavam em  personagens, sob o filtro das lâmpadas das ruas, da luminosidade contida na  névoa à beira do Sena, nas luzes dos monumentos. 
“Brassaï soube, com genialidade e poesia, captar e desvendar o segredo da luz  e da noite. Essa visita em preto e branco nos bastidores da cidade-luz se dá  numa hora em que todos os gatos são pardos e o tempo está suspenso para que os  segredos e as paixões proibidas possam se expressar, numa versão parisiense  inédita da Comédia Humana”, destaca Yann Lorvo, diretor geral da Aliança  Francesa no Brasil. 
Serviço:
Exposição “Paris la nuit” – Fotografia – Brassaï
Abertura: 23 de novembro, às 19h
Visitação: de 24 de novembro a 8 de janeiro/2012 - terça a domingo, de 12h as 19h - GRÁTIS
Abertura: 23 de novembro, às 19h
Visitação: de 24 de novembro a 8 de janeiro/2012 - terça a domingo, de 12h as 19h - GRÁTIS
