
O objetivo do encontro é fomentar o diálogo entre os gestores públicos e incentivar a construção conjunta de uma agenda positiva e propositiva em torno da sustentabilidade urbana no país. O evento conta com arenas de diálogos (debates com especialistas), palestras com recursos tecnológicos e audiovisuais, praças de boas práticas, salas temáticas e feira de exposição e divulgação de experiências exitosas dos municípios.
Com proposta inovadora e conteúdo atual, essa edição do Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável reúne mais de cinco mil participantes entre prefeitos, gestores públicos municipais, secretários e dirigentes municipais, pesquisadores, estudantes e representantes do governo federal, entre outros. Atraídos por uma pauta construída a partir das demandas municipais, os participantes estão aproveitando a oportunidade para trocar experiências, acessando as boas práticas bem sucedidas de municípios com realidades comuns, acumulando informações sobre temáticas importantes, além de participarem dos debates e palestras. Os eixos escolhidos do III EMDS são: • Políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo e ao desenvolvimento local sustentável; • Gestão, universalização e qualidade de águas; • O protagonismo dos governos locais nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ONU) e no Habitat III; • Mobilidade urbana: o impasse do atual modelo e a urgência por alternativas inclusivas, sustentáveis e de qualidade; • Qualidade, financiamento e governança das políticas públicas locais e metropolitanas; • As cidades, a reforma política e participação social. |