FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Entre a cruz e a espada


Café Controverso do próximo sábado debate tensões entre Estado laico e religião

A participação popular é um dos pressupostos básicos de um estado democrático e, em sociedades diversas como a nossa, isso significa dar voz a grupos sociais de origens muitos distintas, com pautas e demandas específicas. As tensões resultantes dos choques entre interesses fazem parte do jogo democrático e tornam-se cada vez mais frequentes na medida em que os grupos conseguem ocupar os espaços de representação. Diante disso, a influência da religião no cenário político e o desafio de articular interesses tão díspares não encontram respostas simples. Para falar sobre o assunto o Café Controverso do próximo sábado, 11 de abril, recebe o professor de filosofia política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Carlo Gabriel Kszan Pancera e o professor Adjunto da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) Cássio Corrêa Benjamin. Com o tema “Estado laico e religião”, o evento é aberto ao público e será realizado na cafeteria do Espaço do Conhecimento UFMG, a partir das 11h. No encontro, os professores vão discutir as atribuições do estado democrático, refletindo sobre o papel das religiões nesse contexto e trazendo o debate para a atual configuração política do país.

Terreno de disputas
De acordo com Cássio Benjamin, a presença das religiões em estados que vivem regimes democráticos gera um cenário naturalmente conflituoso.  “As religiões têm um âmbito público muito forte, o que cria uma tensão constante com a lógica democrática. Para uma democracia funcionar as religiões precisam ser reformadas e perder seu aspecto político. Obviamente, nem todos os grupos têm interesse em passar por essa transformação”, elucida. Ainda para o professor a democracia brasileira vive um momento crítico no tocante à sua laicidade: ”A estrutura institucional brasileira separa bem religião de política, entretanto, dada a nossa tradição de um catolicismo muito atuante na esfera política, e com o crescimento dos grupos evangélicos a partir dos anos 70, essa separação encontra-se em um momento delicado. Há grupos politizando a religião e nesse ponto não há como prever o que vai acontecer no futuro, o estado laico é uma disputa permanente”, completa.

O professor sublinha ainda a complexidade desse quadro que fragiliza a laicidade da democracia brasileira e a sobrevivência de algumas religiões: “Não é possível generalizar e taxar todos os grupos religiosos como radicais. Para alguns deles está claro que o estado laico é importante, inclusive para a sobrevivência da própria religião. Há inúmeras disputas internas nos grupos e, mesmo em correntes majoritárias, não há consenso sobre a destruição do estado laico”.
  
Café Controverso
O conhecimento raramente passa pelo consenso e sua construção se faz, sempre, pelo diálogo. Nos Cafés Controversos, os temas são amplos e diversificados, e não se detêm aos tratados no interior do Espaço do Conhecimento: abordam diferentes setores da cultura, das artes e da ciência. Um espaço de debate e troca de ideias e perspectivas.

Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes através da utilização de recursos museais. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Espaço do Conhecimento é fruto da parceria entre a operadora TIM, a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG e da DAC – Diretoria de Ação Cultural da UFMG.

Serviço:
Café Controverso - “Estado laico e religião”
Data: 11 de abril, às 11h
Local: Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700
Entrada franca
Mais informaçõeswww.espacodoconhecimento.org.br
Informações para a Imprensa: (31) 3409-8366