Exposição ‘Tubismo V’ e palestras com Ricardo Carvão e Gustavo Penna
marcam a data no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
A Gerdau preparou uma programação especial para marcar o Dia Nacional do Aço. A partir de hoje, 9 de abril de 2015, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe a exposição inédita “Tubismo V”, com obras do artista plástico Ricardo Carvão, em cartaz até 10 de maio. Também nesta quinta-feira serão realizadas duas palestras: às 15h, o arquitetoGustavo Penna fala sobre a “Arquitetura e o Aço”. E às 19h30, o artista Ricardo Carvão fala sobre “A Arte e o Aço”. A entrada é gratuita.
Presente em muitos dos seus trabalhos desde 1979, o aço é uma matéria-prima marcante na trajetória de Carvão. Para o Museu, ele levará trabalhos da série Tubismo, por meio da exposição inédita Tubismo V. “Não é precisamente como o tubismo de Fernand Léger, do início do século passado. Nas minhas peças o tubo é trabalhado em desdobramento”, afirma. A mostra será realizada no hall de entrada e no TerrAÇO, último andar do MM Gerdau.
Ricardo Carvão
Foi em Belém do Pará, onde nasceu em 1949, que Ricardo Carvão Levy estabeleceu o primeiro contato com as artes pré-colombianas, marajoraras e tapajônicas. Mas foi em Belo Horizonte, para onde se mudou com a família em 1964, que Carvão fez sua carreira como artista plástico.
Em 1972, quando viajou ao México, teve contato novamente com a arte pré-colombiana, pela qual foi tocado. A partir de então, passou a se dedicar ao tridimensional, iniciando, ao retornar ao Brasil, um estudo autodidata. Debruçou-se sobre a geometria e a matemática, criando inúmeros trabalhos utilizando a sola de couro.
A partir do segundo semestre de 1979, Carvão encerrou o ciclo do couro e deu início aos trabalhos com o material que se tornou sua principal matéria-prima até os dias de hoje: o aço.
Gustavo Penna
Arquiteto, urbanista e diretor do próprio escritório, Gustavo Penna foi professor da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFMG (1977-2009), assessor do Ministério da Cultura para espaços culturais, assessor de projetos especiais do governo de Minas Gerais e secretário de planejamento do município de Contagem.
É ainda duas vezes finalista do World Architecture Festival, com as obras Memorial da Imigração Japonesa e Casa Manacás. No currículo de Penna estão ainda os projetos da Escola Guignard, considerada uma das 30 obras arquitetônicas mais relevantes do país, e o novo Mineirão.
Seu trabalho já foi publicado em diversas revistas nacionais e internacionais, exposto no Instituto Francês de Arquitetura e na Bienal de Arquitetura de Veneza e também reunido em dois livros.
Sobre a Gerdau
A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Com mais de 45 mil colaboradores, a Gerdau possui plantas industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 120 mil acionistas, as ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.
SERVIÇO
Exposição Tubismo V, do artista plástico Ricardo Carvão
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Praça da Liberdade S/N, Prédio Rosa – Funcionários)
Visitação: De 9 de abril a 10 de maio de 2015
Horário: Quarta a domingo, das 12h às 18h (Excepcionalmente no dia 9 de abril, quinta-feira, a exposição poderá ser vista até 22h).
Entrada Franca
Palestra “A Arquitetura e o Aço”, com o arquiteto Gustavo Penna
Data: 9 de abril
Horário: 15h
Local: MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Entrada Franca
Palestra “A Arte e o Aço”, com Ricardo Carvão
Data: 9 de abril
Horário: 19h30
Local: MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Entrada Franca