A FGV Energia apoiou o evento “O uso eficiente de energia e investimentos sustentáveis: uma nova realidade”, realizado no dia 29 de maio, na Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AMCHAM Rio). O seminário reuniu profissionais do setor que acreditam em novas tendências e que compartilham a visão dos setores público e privado, suas perspectivas e previsões diante das novas possibilidades e dos planos para um país mais sustentável.
O evento foi composto por dois painéis: um dedicado à energia eólica e outro sobre os conceitos de certificação em eficiência energética. Mario Lima, diretor de sustentabilidade da Ernst & Young, destacou o potencial de crescimento que as energias renováveis têm no Brasil como uma solução à crise energética enfrentada pelo país atualmente.
O Brasil foi o quarto país que mais investiu em energia eólica no mundo no ano de 2014, atrás apenas de China, EUA e Alemanha, e isso tem atraído os olhares de investidores estrangeiros.
Segundo Elbia Silva Gannoum, presidente-executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), é de extrema importância que o Brasil invista em outras fontes além da hidrelétrica, pois “a exploração deste recurso se tornou mais difícil tecnicamente, economicamente e ambientalmente”. Levando em consideração a necessidade de diversificação da matriz energética e a previsão de aumento da demanda em função de um esperado crescimento econômico, a eólica se torna a fonte complementar ideal, pois “é competitiva, limpa, renovável e tem em abundância no país”, defendeu Elbia.