FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Confiança Empresarial atinge maior nível desde dezembro de 2014

Índice de Confiança Empresarial (ICE), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da FGV (IBRE) subiu 1,3 ponto em setembro, alcançando 87,3 pontos. Após a terceira alta consecutiva, o indicador atinge o maior nível desde dezembro de 2014 (87,6 pontos).
“O bom resultado do ICE em setembro mostra que a recuperação da economia ganha força, se dissemina entre os diferentes setores e se sobrepõe aos ruídos do ambiente político, responsáveis pela rateada do índice em junho. Um bom sinalizador de consistência da atual tendência de alta da confiança empresarial é a lenta mas contínua melhora da percepção sobre as condições correntes do ambiente de negócios”, afirma Aloisio Campelo Jr., superintendente de Estatísticas Públicas do IBRE.
O Índice de Confiança Empresarial (ICE) consolida os índices de confiança dos quatro macrosetores cobertos pelas sondagens empresariais produzidas pelo IBRE: Indústria, Serviços, Comércio e Construção.
Considerando-se os dois horizontes de tempo da pesquisa, a maior contribuição para o aumento da confiança empresarial em setembro foi dada pelo Índice de Situação Atual (ISA-E), que cresceu 1,2 ponto em relação ao mês anterior, alcançando 82,9 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE-E) avançou 1,0 ponto, para 93,8 pontos.
Este foi o terceiro mês consecutivo em que o ISA-E avançou mais que o IE-E, levando a distância entre os dois indicadores a recuar para 10,9 pontos, a menor desde maio de 2016 (6,4 pontos). A maior distância entre os dois indicadores continua sendo observada no setor da Construção (23,0 pontos), seguido por Comércio (11,2), Serviços (8,4), e Indústria (4,3).
Em setembro, a confiança avançou em todos os grandes setores. A maior contribuição para a alta de 1,3 ponto do ICE no mês foi dada pelo Comércio (0,6 ponto), seguida pelo setor de Serviços (0,5 ponto). A Indústria e a Construção contribuíram com 0,1 ponto cada.
Difusão da alta da confiança entre os segmentos
Em setembro de 2017, a confiança aumentou em 67% dos 49 segmentos pesquisados pelo IBRE para compor o ICE. Considerando-se médias móveis trimestrais, a proporção de segmentos em alta na margem é de 53% do total.
Para a edição de setembro de 2017, foram coletadas informações de 5.033 empresas entre 1º e 26 de setembro. A próxima divulgação do ICE ocorrerá no dia 1º de novembro.
O resultado completo e o material complementar do estudo estão disponíveis no site.