FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 27 de outubro de 2018

'Mortalidade por acidentes de transporte de trânsito em adolescentes' é tema de estudo da ENSP

"Com a instituição do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), houve queda na taxa de mortalidade por acidente de transporte terrestre (ATT), entre 1997 e 2000, mas a taxa aumentou na década posterior, indicando limitação da capacidade desta legislação produzir resultados. Motociclistas do sexo masculino, pretos e pardos tornaram-se as principais vítimas", diz pesquisa da ENSP. A afirmação vem do artigo Mortalidade por acidentes de transporte de trânsito em adolescentes e jovens, Brasil, 1996-2015: cumpriremos o Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3.6?, que analisa as principais características da mortalidade por ATT no Brasil, 1996-2015, com foco na faixa de 10-29 anos. 
 
O estudo teve duas etapas articuladas: revisão bibliográfica sobre o tema violência no trânsito no Brasil; e estudo da mortalidade por ATT no Sistema Integrado de Multas (SIM). Os autores Marcelo Rasga Moreira, José Mendes Ribeiro, Caio Tavares Motta e José Inácio Jardim Motta, do Departamento de Ciências Sociais (DCS/ENSP), concluíram que, de 1996-2015, morreram por ATT cerca de 39.000 pessoas/ano, das quais cerca de 13.200 adolescentes e jovens. "Para atingir o ODS 3.6, o país deve reduzir a mortalidade para algo em torno de 19.500/ano e, entre adolescentes e jovens, para 6.500/ano."
 
De acordo com o artigo, por tratar-se de um problema global, a violência no trânsito recebeu especial atenção da Organização das Nações Unidas (ONU), que a incluiu nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e na Agenda 2030, via meta 3.6: até 2020, reduzir pela metade as mortes e os ferimentos globais por acidentes em estradas.
 
No Brasil, de 1996 a 2015, morreram 21.057.086 pessoas, das quais 2.656.875 por Causas Externas (12,6%). Dentre as Causas Externas, os ATT aparecem como a segunda causa mais recorrente, sendo responsável pela morte de 733.120 pessoas (27,6% das mortes pela causa e 3,5% do total de mortes no período). “Do total de mortes por acidentes de trânsito, 264.643 (36,1%) foram de pessoas na faixa etária de 10-29 anos, o que significa que, no Brasil, de 1996 a 2015, morreram, por ATT, em média, 36 jovens/dia.”
 
Os autores ressaltam que, no caso da violência no trânsito, não se pode discutir medidas de enfrentamento que não analisem, dentre outras, questões de: saúde do trabalhador (motoboys e outras categorias de motoristas têm elevada exposição à ATT); saúde mental (tanto no que tange às condições psicológicas para dirigir quanto ao uso de álcool e outras drogas); má-conservação das estradas e vias públicas; valorização midiática da velocidade dos carros e da audácia dos motoristas; políticas públicas e ações da sociedade que cobrem da indústria automobilística o desenvolvimento de veículos seguros e providos de tecnologias de prevenção de acidentes; transporte público, mobilidade urbana e cidades sustentáveis; e políticas de educação no trânsito, para motoristas e nas escolas.
 
Reduzir a mortalidade no trânsito pela metade, até 2020, como estabelece o ODS 3.6, é uma meta audaciosa, alerta o artigo. “Neste contexto, o Brasil apresenta-se como um país em que este tipo de mortalidade tem taxas impactantes que, nos últimos 20 anos, mantêm-se estáveis.”
 
Para os autores, a interação dos ODS – concretizada por meio da formulação, implementação, execução e avaliação de ações, programas e políticas públicas – é uma estratégia que, por ser intrinsecamente intersetorial, é capaz de articular esforços, reduzir custos, integrar recursos humanos, analisar questões sociais de maneira articulada (superando a visão de se trabalhar cada questão de maneira isolada), reunindo potencial para funcionar como uma agenda nacional que oriente as políticas públicas e, propicie o atingimento do ODS 3.6.