FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

São Paulo sedia encontro sobre turismo sustentável

                                                                            
14ª Fórum Interamericano de Turismo Sustentável acontece na Adventure Sports Fair, principal feira da América Latina dedicada ao mercado de esportes e turismo
No próximo sábado (20), das 10h às 19h, representantes dos setores público e privado, da academia, de entidades ambientalistas e do setor turístico, estarão reunidos, no São Paulo Expo, para falar sobre o futuro do turismo no Brasil sob a ótica da sustentabilidade. Em sua 14ª edição, o Fórum Interamericano de Turismo Sustentável (FITS), organizado pela Adventure Sports Fair em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, dará destaque à atualização dos princípios do Turismo Sustentável e os critérios para destinos sustentáveis, ao encaminhamento de uma estratégia nacional para um turismo mais sustentável e à importância do turismo em áreas protegidas. Nessa edição, o FITS conta com o apoio do Grupo Cataratas. O evento é gratuito e acontece durante a Adventure Sports Fair. Mais informações, programação completa e inscrição em http://adventurefair.com.br/pagina/fits#.

“O turismo sustentável não deve ser visto como mais um segmento do turismo. A adoção de boas práticas para a sustentabilidade no setor é fundamental para o sucesso desta atividade, em qualquer segmento“, destaca Paula Arantes, coordenadora do FITS.

O Brasil é um dos líderes mundiais no assunto. Desenvolvidos de forma participativa no Brasil, os princípios do turismo sustentável e a norma de gestão da sustentabilidade para meios de hospedagem são hoje referência internacional para a certificação ISO. Entre estes princípios  estão o respeito à legislação, a garantia dos direitos das populações locais, a conservação ambiental, o estímulo ao desenvolvimento social e econômico dos destinos turísticos, entre outros.

“O Brasil precisa deixar claro o que quer com o turismo. Um país com este capital natural tem enorme potencial a partir de seus cartões postais“, destaca Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica.

Somente em 2017, mais de 11 milhões de pessoas visitaram os parques nacionais, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Se considerarmos também os parques e outras categorias de Unidades de Conservação (UCs) estaduais, o número de visitantes chega a 17 milhões de visitantes, segundo aponta o livro Quanto Vale o Verde, lançado recentemente por pesquisadores da Conservação Internacional e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com apoio de um grupo de ONGs. Essa visitação apresentou um impacto econômico que varia entre R$ 2,5 a R$ 6 bilhões e gerou entre 76 e 133 mil postos de trabalho.

“A visitação aos parques nacionais é uma estratégia extremamente importante para engajar a sociedade, promover a sua reconexão com a natureza e gerar oportunidades de negócios. Especialmente na Mata Atlântica, que abriga uma parcela significativa da população brasileira urbana, essas áreas são muitas vezes os últimos refúgios de natureza nos quais as pessoas podem desfrutar de práticas esportivas, recreativas e de lazer“, destaca Erika Guimarães, gerente de Áreas Protegidas da SOS Mata Atlântica.

Entre os parques nacionais de maior destaque em termos de visitação estão Iguaçu, Tijuca e Fernando de Noronha. Segundo dados do Grupo Cataratas, principal concessionária de turismo sustentável do Brasil e que gerencia os principais atrativos de visitação turística dos parques citados, juntos eles receberam mais de 3 milhões de visitantes em 2017.

“É muito importante destacar como o crescimento na visitação está diretamente relacionado à melhora na infraestrutura dos parques. Quanto melhor atenderem aos turistas, mais nossos parques serão procurados“, acredita Fernando Sousa, diretor institucional e sustentabilidade do Grupo Cataratas.

O evento ainda buscará promover o debate sobre quais são as oportundiades de negócio e engajamento da sociedade relacionadas à visitação aos parques nacionais, trazer inspiração, referências e dicas para o dia a dia de quem está envolvido com o turismo. Desde sua primeira edição, em 2004, o FITS conta com um público qualificado e soma no decorrer de suas realizações mais de 2.000 mil participantes.
14º Fórum Interamericano de Turismo Sustentável na Adventure Sports Fair 
Data: 20 de outubro (sábado)
Horário: 10h00 às 19h00
Local: São Paulo Expo – SP
                                                        
Sobre o Grupo Cataratas
O Grupo Cataratas atua desde 1999 na gestão de serviços voltados ao ecoturismo. A primeira oportunidade surgiu quando o IBAMA lançou o primeiro edital de concorrência para prestação de serviços de atendimento ao turista no Parque Nacional do Iguaçu, foi então que um grupo de empresários paranaenses se uniu para a constituição da Cataratas do Iguaçu S.A. Em 2011 essa experiência foi fundamental para a conquista de um segundo negócio, a EcoNoronha. Em 2012 o Grupo encontrou no Rio de Janeiro um conjunto de parceiros que passaram a atuar em conjunto para a formação da Paineiras-Corcovado e o AquaRio, outras duas concessões nas quais o Grupo atua como sócio. Mais recentemente, foram adicionados ao portfólio do Grupo Cataratas o Marco das Américas, outros dois empreendimentos que visam o fomento à conservação ambiental e o contato do homem com os espaços naturais.

Sobre a Fundação SOS Mata Atlântica
A Fundação SOS Mata Atlântica é uma ONG ambiental brasileira. Atua na promoção de políticas públicas para a conservação da Mata Atlântica por meio do monitoramento do bioma, produção de estudos, projetos demonstrativos, diálogo com setores públicos e privados, aprimoramento da legislação ambiental, comunicação e engajamento da sociedade em prol da recuperação da floresta, da valorização dos parques e reservas, de água limpa e da proteção do mar. Os projetos e campanhas da ONG dependem da ajuda de pessoas e empresas para continuar a existir. Saiba como você pode ajudar em www.sosma.org.br.