FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Seminário IoT -2018|CEFET-MG

chamada seminário 2018.jpg

Data: 25 de Outubro de 2018 

Credenciamento e acolhimento dos participantes
8:00 h - 8:30 h
Prédio Administrativo
Hall de entrada
Abertura dos trabalhos
Com a presença da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário – DEDC; Diretoria da Unidade, Coordenação de Inovação Tecnológica - CIT, Fundação CEFETMINAS
8:30 h – 9 h
Prédio Administrativo Auditório
Palestra: San Pedro Valley: Startups, o caminho para a inovação
Matt Montenegro, um dos idealizadores da San Pedro Valley (SPV) em BH, hoje referência para empresas de base tecnológica no Brasil, foi eleita como umas das melhores comunidades de startups nacionais pelo Spark Awards, atual Startup Awards. A origem da comunidade se deu quando a Akwan Information Technologies, uma empresa brasileira localizada em Belo Horizonte, foi adquirida pela Google. O escritório da empresa foi depois escolhido para ser a sede das operações da Google no Brasil.


9 h – 10:30 h
Prédio Administrativo Auditório
Palestra: Melhorando o consumo e a eficiência do aquecimento de água em edifícios inteligentes
Prof. Danilo Freitas Melo, Professor do Curso de Eletrotécnica do CEFET-MG, apresenta um trabalho onde mostra que em apartamentos, casas e hotéis, os chuveiros são, de longe, os maiores consumidores de água, respondendo por cerca de 25% do volume total consumido a cada mês. Quando o inverno atinge as grandes cidades e as temperaturas caem, o consumo de água quente aumenta drasticamente. Como os usuários finais geralmente dispensam água fria presente na tubulação até que a água aquecida dos reservatórios seja percebida em chuveiros ou outros pontos de uso, os hotéis e edifícios residenciais são responsáveis por um considerável desperdício de água tratada. Várias soluções baseadas em hardware local têm sido propostas para superar parcialmente este problema, mas muitas delas tentam reduzir o desperdício de água em detrimento da redução da eficiência dos sistemas de aquecimento e recirculação.





11 h – 12 h
Prédio Administrativo  Auditório
Intervalo
12 h – 14 h
Palestra: IIoT - Industrial Internet of Things: Novos desafios para a Indústria.
Lucas Domingues A. Silva, Engenheiro chefe de Manutenção da SAS Automotive e seu colega Fagner Mozard M. Motta , irão mostrar como esta nova tendência tecnológica que incorpora aprendizado de máquina, big data e utiliza sensores de dados machine-to-machine (M2M), está impactando os processos de fabricação na indústria de autopeças. O Grupo SAS Automotive está presente em mais de 13 países, com mais de 20 instalações produzindo cockpit para automóveis de montadoras como FIAT, Volkswagen entre outras.



14 h – 15:30 h
Auditório 201 Prédio 20
Data: 26 de Outubro de 2018 
Hands-On: Plataforma geniot PRO industrial: solução IoT para monitoramento de sensores, equipamentos e máquinas.
O Prof. Fernando Simplício da Microgênios irá demonstrar, na prática, O Geniot PRo industrial que é uma plataforma IoT criada pela empresa com o intuito de facilitar a criação de rotinas de supervisão de processos, que viabiliza gerenciar grandes quantidades de dados sem investir em infraestrutura, possibilitando o controle e monitoramento remoto para manutenção preventiva de máquinas e equipamentos.


8 h – 9:30 h
Auditório 201 Prédio 20
Minicurso: Engenharia de Confiabilidade - Lidando com falhas em componentes, equipamentos e sistemas eletroeletrônicos
O Professor Dr. Anderson Rocha, UFMG/CEFET-MG apresenta o conceito de risco no processo de tomada de decisão. Controles de risco, modelo de controles em profundidade, conceito de confiabilidade, taxas de falha, tempo entre falhas, predição de confiabilidade, modelos de física da falha, sistemas tolerantes a falhas e um estudo de caso estão entre os temas a serem abordados.


10 h – 11:30 h
Auditório 201 Prédio 20
Intervalo
12 h – 14 h
Sistema Mineiro de Inovação - SIMI e suas atividades de apoio a inovação
Danilo Almeida, Relações Públicas do SIMI, vai mostrar que o SIMI é uma ferramenta estratégica do Governo de MG que reúne em um só local as principais informações sobre empreendedorismo, ciência, tecnologia e inovação.

14 h – 15 h
Auditório 201 Prédio 20
Do CEFET ao MIT – 24 passos para uma startup de sucesso
Mattheus Veloso, aluno de Engenharia Elétrica do CEFET-MG, participou do “MIT Bootcamps” sobre Empreendedorismo e Inovação promovido pelo MIT -Massachusetts Institute of Technology- e irá apresentar os principais passos a serem seguidos que determinam o êxito de uma startup, na visão desta conceituada universidade. Jovens de todo o mundo que já participaram deste evento criaram mais de 100 startups, movimentando mais de 54 milhões de dólares em investimentos. Será discutido também como utilizar os recursos hoje disponíveis no CEFET-MG, como equipes de competição e intercâmbios, para alavancar a carreira num processo crescente.



15 h – 16 h
Auditório 201 Prédio 20