FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Exposição Fotográfica Regina Alvarez


Exposição “Regina Alvarez: experiência fotossensível”

Na Escola de Artes Visuais do Parque Lage

Rio de Janeiro

Exposição homenageia Regina Alvarez (Rio de Janeiro, 1948-2007) e torna pública a produção pioneira da artista e educadora na década de 1970
A exposição “Regina Alvarez: experiência fotossensível” contou com cuidadosa pesquisa do acervo deixado pela artista – negativos, positivos, cópias, ampliações, textos, matérias e entrevistas em jornais e revistas. Grande parte das imagens fotográficas passou por processo de conservação feito pela equipe do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte. Além disso, um blog, a ser lançado no dia da abertura, disponibilizará ao público imagens, textos e vídeos com entrevistas concedidas por amigos e pessoas atuantes no campo das artes visuais.
A exposição conta ainda com a realização de duas oficinas gratuitas conduzidas pelos artistas Paula Trope (RJ) e Dirceu Maués (PA). As oficinas terão como base a técnica do Pinhole, ou “buraco de agulha”. Esta técnica, difundida no Brasil por Regina Alvarez, até hoje é utilizada por artistas e fotógrafos no ensino e na experimentação da fotografia como linguagem. Paula Trope e Dirceu Maués, assim como Alvarez, se apropriam da técnica em projetos educativos e em processos de criação. Como disse Regina Alvarez, “Cada qual descobre e inventa novas formas de invenção, criando até uma nova linguagem fotográfica.”
A exposição – que faz parte do Festival Foto Rio, encontro bienal e internacional de fotografia que está em sua quinta edição – foi contemplada pelo Edital de Artes Visuais da Secretaria de Estado de Cultura tem curadoria de Denise Cathilina, ex-aluna de Regina Alvarez e professora da EAV Parque Lage.