FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 7 de julho de 2011

I Seminário de Introdução à Economia Solidária no Pólo Serrano


O Núcleo Estadual de Assistência Técnica em Empreendimentos Solidários do Estado do Rio de Janeiro (NEATS/RJ) realiza, o I Seminário de Introdução à Economia Solidária no Pólo Serrano.
Em parceria com prefeituras, o evento começou na cidade de Petrópolis.
Capacitar grupos e produtores individuais e fomentar novas iniciativas em Economia Solidária são os principais objetivos.
"Queremos sensibilizar os empreendedores para a Economia Solidária, mostrando os princípios dessa economia e a importância de planejar os empreendimentos", explica o gerente de projetos do Neates, Sérgio Pereira.
Para que haja o maior número de participantes possível, o evento é aberto. Empreendimentos selecionados pelo núcleo terão acompanhamento técnico e haverá capacitações livres, para os grupos que se interessarem.
"Nós precisamos desmitificar o planejamento. Devido à baixa escolaridade dos empreendedores, talvez, as pessoas achem que o planejamento é mais difícil do que realmente é. E de uma forma lúdica, com linguagem simples, a gente tenta mostrar que planejar é fácil", assinalou.
Entre os aspectos tratados na consultoria, estão capacitar sobre como calcular o preço da mercadoria e observar a viabilidade econômica e ecológica.
Sérgio citou ainda um levantamento do Ministério do Trabalho, realizado em 2007, indicando que muitos grupos de Ecosol "morrem" devido a falta de planejamento.
Segundo ele, o seminário se volta para o pólo serrano por ser uma região que a Secretaria Nacional de economia Solidária (SENAES) pretende transformar em referência em Economia Solidária no Rio de Janeiro. Há uma gama de empreendimentos, desde a agricultura familiar ao artesanato, o mais forte na serra, como em todo o estado.
O evento marca ainda a retomada de atividades interrompidas devido às fortes chuvas que causaram tragédias na região, no início deste ano.
Sobre o NEATS
É uma política pública do governo federal, presente no Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e, desde dezembro de 2009, no Rio de Janeiro. Foi criado para identificar empreendedores e dar assessoria técnica em gerenciamento de projetos, ferramentas de gestão, marketing e plano de trabalho.
Atualmente, o NEATS/RJ atua em mais de 20 municípios, com 150 empreendimentos em Economia Solidária, beneficiando diretamente 1.500 pessoas, de acordo com Sérgio.
Realiza jornadas de estudo, eventos, seminários, em diversas regionais do RJ, divulgando os princípios da Economia Solidária.
Serviço

O NEATS pode ser contatado pelo telefone (21) 3094.4555, pelo e-mail neats@cieds.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo blog do núcleo: http://neatesrio.blogspot.com/
"As matérias de Finanças Solidárias são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste (BNB)".
Camila Queiroz/Adital