FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

As coreógrafas Marcela Levi e Lucía Russo apresentam trabalho inédito no Dança Gamboa

As apresentações, que serão gratuitas, acontecem no sábado (15), às 21h, e no domingo (16), às 20h
Na quarta edição do Dança Gamboa, as coreógrafas Marcela Levi e Lucía Russo foram convidadas para a residência artística da mostra, ao lado do performer Ícaro dos Passos Gaya. O resultado do processo será apresentado ao público no Galpão Gamboa em duas sessões gratuitas, no sábado às 21h e no domingo às 20h.

A carioca Marcela Levi junto com a argentina Lucía Russo fundaram em 2010 a Improvável Produções. Apostando em um projeto de autoria compartilhada e aberta, em que diferentes posições inventivas se cruzam num processo que dá espaço para as diferenças como uma força crítica construtiva e não como polaridades contraditórias e autoexcludentes.

Consideradas pelas coreógrafas como a arte do movimento, da associação, deslocamento, tremor, tropeço, das ciências não exatas, da magia, das incorporações, dos sincretismos, dos sonhos e dos monstros, a dança pode mover e tocar os atos de demonização dos outros. Assim, elas buscam através da dança contradições e ambiguidades existentes no corpo humano.


Sobre Marcela Levi e Lucía Russo

Formada pela Escola de Dança Angel Vianna (RJ), Levi foi artista residente no centro de arte Les Recollets (França); no Programa Artistas en Residencia - Casa Encendida / Aula de Danza e no Espaço Cultural Azala (Espanha); no Laboratório de Criatividade Urbana ON.OFF, Guimarães 2012 - Capital Européia da Cultura (Portugal); artista convidada no programa Rio Occupation London, na London Cultural Olympiad, promovido pela SEC RJ; e recebeu a bolsa Batiscafo (Cuba). Seus projetos têm sido apresentados em varios festivais e centros de arte no Brasil, Europa e América Latina. Levi colaborou com Lia Rodrigues, Vera Mantero, Gustavo Ciríaco e Guillermo Gomez-Peña, entre outros.

Lucía Russo estudou psicología na Universidade de Buenos Aires, e dança contemporânea no EDDC (Holanda) e no Centro Cultural Rojas (BsAs). Inquieta, se move entre a criação artística, os processos de transmissão e intercâmbio e a gestão cultural. Coordenou o projeto Diálogos: Intercâmbio de processos de criação em dança contemporânea (2006/8), emparceria com a Red Sudamericana de Danza, na América Latina. Russo colaborou com Diego Gil, Lucas Condró, Gustavo Ciríaco, Natalia Tencer e Ayara Hernández, entre outros.

FICHA TÉCNICA:
Direção artística: Marcela Levi & Lucía Russo
Performance e co-criação: Ícaro dos Passos Gaya
Realização artística: Improvável Produções

SERVIÇO:
Datas: 15 e 16 de outubro
Horários: Sábado (21h) e domingo (20h)
Local: Galpão Gamboa
Capacidade: 80 lugares
Endereço: Rua da Gamboa, 279, Centro, RJ
Ingressos: gratuitos
Duração: 50 minutos
Classificação etária: 10 anos