FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Música, jazz e espetáculo circense animam o fim de semana

Circuito Instituto Unimed-BH leva brincadeiras de rua e teatro à Praça da Saúde, Savassi Festival à Praça Floriano Peixoto e show de Gabriel Romano à Feira Tom Jobim

No próximo fim de semana, quatro atrações gratuitas do Circuito Instituto Unimed-BH vão alegrar a cidade. No sábado, 15 de outubro, às 13h30, a Feira Tom Jobim será embalada pelo show do acordeonista Gabriel Romano, por meio do projeto Dia de Feira.  No domingo16 de outubro a diversão é toda da criançada: entre 14h e 17h, a Praça da Saúde será palco para uma série de atividades em parceria com o Museu dos Brinquedos, com oficinas de construção de brinquedos, brincadeiras de rua e folia de livros no circuito “Se essa rua fosse minha”. O público infantil ainda vai cair na gargalhada com o espetáculo TAP Clowns, do Grupo Real Fantasia, que une música, sapateado, diversão e várias trapalhadas conduzidas pelos palhaços Capim e Bambu. E na Praça Floriano Peixototambém em 16 de outubro, o Savassi Festival oferece um Jazzinho para a garotada, com música instrumental de filmes e desenhos infantis, entre 15h e 19h.

Na Feira Tom Jobim, haverá nova edição do projeto Dia de Feira, iniciativa que valoriza as feiras não apenas como trocas comerciais, mas como lugares de trocas simbólicas e culturais, de convivência e urbanidade. O acordeonista Gabriel Romano apresenta seu trabalho autoral, que ecoa influências de artistas como Astor Piazzolla, Dominguinhos, Bob Marley e outros.

O circuito “Se essa rua fosse minha”, do Museu dos Brinquedos, que acontece na Praça da Saúde, busca criar momentos lúdicos resgatando brincadeiras tradicionais da história dos brinquedos e, ao mesmo tempo, usar os espaços públicos para o lazer e a cultura.

Ainda na Praça da Saúde, o espetáculo TAP Clowns, do Grupo Real Fantasia, conta a história de Capim e Bambu, dois artistas de rua que lutam para sobreviver com sua arte. Engraçados e picaretas, os dois palhaços trapalhões surpreendem o público com números de sapateados incríveis.

E na Praça Floriano Peixoto, o Jazz Para Crianças leva musica instrumental voltada para crianças. O Savassi Festival reúne arranjos e composições escolhidas de forma especial, sempre com a preocupação de atender os gostos tanto de bebês e crianças quanto de adolescentes. A diversidade de gêneros musicais é outro alicerce do Jazzinho, que traz shows de música instrumental, caipira (com o espetáculo "O Sítio do Pica-Pau Amarelo e a Música Caipira", com André Mehmari e Neymard Dias) e música Indígena (com "Fala de Bicho, Fala de Gente", com Marlui Miranda Quarteto). O evento conta com músicos renomados, como Cliff Korman, Mauro Rodrigues, Clóvis Aguiar, Túlio Mourão, André Mehmari, entre outros.

Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH foi criado em 2003 com a missão de conduzir o Programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH. Os projetos desenvolvidos têm na saúde sua área prioritária, mas mantêm interface com outros campos por meio de cinco linhas de ação: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura.

Em 2015, mais de 1,4 milhão de pessoas foram beneficiadas, direta e indiretamente, pelo Programa Cultural Unimed-BH. Mais de 4 mil médicos cooperados e colaboradores viabilizam este Programa ao escolher destinar parte do seu Imposto de Renda para o fomento de projetos socioculturais. A cada ano, as atividades conquistam aprovação e confiança, ampliando-se as adesões.

Circuito Instituto Unimed-BH
Criado para estimular a saúde e o bem-estar ao ar livre, o Circuito Instituto Unimed-BH, realizado pelo Instituto Unimed-BH, oferece gratuitamente atividades físicas, de lazer e socioculturais em espaços públicos: Praças da Saúde e Floriano Peixoto, em BH, e Praça Milton Campos, em Betim. Somente em 2015, foram realizadas mais de 35 apresentações culturais, além de aulas de Tai chi chuan, alongamento e caminhada orientada, beneficiando mais de 23 mil pessoas. As atividades são gratuitas e abertas ao público. Neste ano, a programação do Circuito durante todo o ano será em comemoração aos 45 anos da Cooperativa.

Circuito Instituto Unimed-BH
Dia de Feira com Gabriel Romano
Parceiro: Altiplano
Local: Avenida Carandaí. Entre a Av. Brasil e a rua Ceará
Data: 15 de outubro de 2016, sábado, às 13h30
Classificação: livre
Entrada: franca

Se essa rua fosse minha - brincando com o Museu dos Brinquedos e Espetáculo TAP Clowns - Grupo Real Fantasia
Parceiros: Museu dos Brinquedos e Galpão Cine Horto
Local: Praça da Saúde, bairro Grajaú – perto da Maternidade Unimed
Data: 16 de outubro de 2016, domingo, às 14h
Classificação: livre
Entrada: franca