FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 14 de novembro de 2017

Call for papers: Congresso Internacional propõe debate sobre humanidades digitais

A Escola de Ciências Sociais da FGV (CPDOC) e a UNIRIO promovem o I Congresso Internacional em Humanidades Digitais de 9 a 13 de abril de 2018, no Rio de Janeiro. O evento é uma oportunidade única para pesquisadores, professores e alunos das Artes, da Cultura e das Ciências Sociais, Humanas, Exatas e Computacionais apresentarem as suas pesquisas e a refletirem sobre o impacto das tecnologias de informação, das redes de comunicação e da digitalização de acervos e processos na vida cotidiana dos indivíduos e os seus efeitos nas instituições e sociedades locais e globais, em especial, na realidade brasileira. Os interessados em participar devem submeter suas propostas até o dia 20 de novembro.
O Congresso tem como propósito fortalecer as iniciativas em Humanidades Digitais já existentes, principalmente em âmbito nacional. Além disso, o evento visa impulsionar a produção acadêmica, favorecer parcerias e trabalhos colaborativos, dar visibilidade internacional aos projetos e divulgar conhecimento por meio do compartilhamento aberto dos trabalhos selecionados para apresentação.
Nessa primeira edição serão debatidos os seguintes eixos temáticos: “Pensamentos Contemporâneos e Mundo Digital”; “Tecnologia, Cultura, Política e Sociedade”; “Acervos Digitais e Memória Social”; “Representação do Conhecimento, Semântica e Dados Abertos”; “Grandes Acervos de Dados Textuais nas Humanidades Digitais”; “Artes e Expressões Digitais”; “Visualização, Sonificação e Análise de Redes”; e “Humanidades Digitais e Realidade Brasileira”.
O evento é uma iniciativa do Laboratório de Humanidades Digitais (LHuD) do CPDOC e do Laboratório de Preservação e Gestão de Acervos Digitais (LABOGAD) da UNIRIO. Para mais informações sobre a submissão de trabalhos, acesse o site.