FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

SEMNA – Semana de Egiptologia do Museu Nacional

A últimas edições da SEMNA – Semana de Egiptologia do Museu Nacional mostraram-se um sucesso de público e de debate acadêmico. A realização deste evento anualmente constitui uma grande contribuição à consolidação da Egiptologia no Brasil, integrando os diversos grupos de pesquisadores nacionais, mas também trazendo para o país os debates mais recentes da Egiptologia internacional, incluindo as escavações do Egito, das quais os pesquisadores do Museu Nacional têm participado.
A V Semana de Egiptologia do Museu Nacional está programada para ocorrer entre o dia 27 de novembro e o dia 1 de dezembro de 2017. Seguindo o padrão dos outros anos, realizamos o evento em uma semana significativa para a arqueologia brasileira e, principalmente, Egiptologia pela proximidade com a data de aniversário do imperador D. Pedro II (2 de dezembro), o primeiro egiptólogo nacional e o residente do palácio do São Cristóvão, onde se localiza atualmente o Museu Nacional.
Estão programadas conferências diárias, mesas de debates com apresentações orais relativas às pesquisas em desenvolvimento no Brasil e no exterior, conservação/preservação da coleção egípcia, aspectos museográficos, divulgação científica, aplicação e desenvolvimento de novas tecnologias 3D etc. Também ocorrerão mesas de comunicações onde serão apresentados demais trabalhos eventualmente inscritos em nosso evento, além dos pôsteres.