FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 25 de novembro de 2017

Especialistas apontam caminhos para efetividade da segurança pública no Brasil

Especialistas debateram os caminhos para a efetividade da segurança pública no Brasil. O seminário, promovido pela EPGE – Escola Brasileira de Economia e Finanças no último dia no 17 de novembro, reuniu autoridades e estudiosos no assunto para discutir de que forma podem ser construídas políticas efetivas de promoção da paz social. Os temas centrais do debate foram as reformas estruturais necessárias para a melhoria dos indicadores de segurança pública no Brasil e a implementação das políticas de segurança em nível local.
Na abertura do evento, o pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA), Daniel Ricardo de Castro Cerqueira, apresentou dados sobre a segurança pública no Brasil desde a década de 1980 até os dias atuais. Os números mostram uma escalada da taxa de homicídios até 2003, ano da promulgação do estatuto do desarmamento, e que desde então se mantém estável. Segundo o pesquisador, é preciso fazer importantes reformas estruturais, mas também na gestão.
“Não há uma receita única, mas evidências empíricas internacionais que deram certo apontam que a efetividade na segurança pública depende do comprometimento da principal autoridade, além da mobilização e articulação de todas as forças da sociedade, somado a um sistema de planejamento e gestão baseado em indicadores precisos, difusão de técnicas e construção de espaços de prevenção, mediação e negociação de conflitos. Soma-se a isso a repressão qualificada, realizada com inteligência e controle, e ações preventivas sociais com foco em crianças e jovens de regiões mais vulneráveis”, destacou.
Cerqueira também frisou que, em 2015, apenas 2% dos municípios responderam por 50% dos homicídios no Brasil, ao passo que 10% das cidades (557) concentraram 76,5% do total de mortes do país. Outro dado que chama atenção é que 53% das vítimas eram jovens, 71% negros e 73% não possuíam o ensino fundamental. Com base em um estudo contrafactual, ele destacou que se todos os jovens com mais de 15 anos tivessem ao menos ingressado no ensino médio, a taxa de homicídios seria reduzida em 42%. O pesquisador do IPEA falou também que o Governo Federal, apesar de não operar diretamente a repressão urbana, tem papel importante na indução, capacitação e financiamento de políticas públicas.
Já o primeiro painel do evento discutiu as reformas estruturais da segurança pública. O diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima, destacou que o Brasil vive uma profunda crise federativa entre os entes, com diversos problemas gerenciais que dificultam até mesmo a compra de armamentos e coletes à prova de bala para as forças policiais. Já o Procurador da República Eduardo Santos de Oliveira Benones falou sobre a dificuldade de se obter dados das polícias para investigações.
O segundo painel se dedicou ao debate sobre as políticas nacionais e locais de segurança pública. Arthur Trindade Costa, ex-secretário de segurança pública do Distrito Federal, destacou que a capacidade de governança na área de segurança pública é bastante reduzida, mas que inovações como a integração territorial, de comando e controle, e de informação e análise podem ser benéficas. Já o ex-governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, falou sobre o modelo adotado pelo estado em sua gestão que é considerado um case de sucesso em segurança pública.
Participaram do seminário os professores Rubens Penha Cysne (diretor da EPGE) e Aloisio Araujo (vice-diretor da EPGE); e os convidados Arthur Trindade Maranhão Costa, (ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal); Daniel Cerqueira (IPEA); Eduardo Santos de Oliveira Benones (Procurador da República); Joana Monteiro, (Instituto de Segurança Pública); Luiz Eduardo Soares (ex-secretário Nacional de Segurança Pública); Renato Casagrande (ex-governador do Espírito Santo); Renato Sérgio de Lima (Fórum Brasileiro de Segurança Pública).