FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Call for papers: seminário Internacional discute História do Pós-Abolição

abolição da escravidão no Brasil completa 130 anos em 2018. A data articula uma série de significados atribuídos, questionados e disputados por diferentes sujeitos sociais do passado e do presente. Para debater o assunto, o Laboratório de Estudos Étnico-Raciais (LEER) da Escola de Ciências Sociais da FGV (CPDOC), em parceria com a ANPUH, GT Emancipações e Pós Abolição, UnB, UFRRJ, e com apoio da UFRJ e do CNPq, realiza, dias 15 e 18 de maio de 2018, o “II Seminário Internacional Histórias do Pós-abolição no Mundo Atlântico”. Os pesquisadores interessados em participar dos debates devem submeter seus trabalhos para avaliação até 7 de janeiro de 2018.
A proposta do evento é promover amplos debates públicos a respeito do tema. O cenário permite ainda que as reflexões extrapolem os limites rígidos sugeridos pelo marco cronológico do 13 de maio – data da assinatura da Lei Áurea –, bem como possam ir além das especificidades da experiência nacional brasileira.
Os trabalhos devem abordar temas como a “memória e História Pública da escravidão e da liberdade”; “racismo e antirracismo em perspectiva histórica”; “intelectualidades e ativismos negros”; “trajetórias e práticas de sociabilidade: raça, classe, gênero e sexualidades”; “balanço historiográfico do pós-abolição”; “políticas públicas de reparação para a escravidão atlântica”; e “reeducação das relações étnico-raciais”.
O encontro será realizado no edifício-sede da FGV, no Rio de Janeiro (Praia de Botafogo, 190. Botafogo). Para mais informações, acesse o site.