FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Congresso Internacional discute fake news e manipulação de debates eleitorais em redes sociais

A Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (DAPP) participou, no dia 3 de novembro, do 3º Congresso Anual organizado pelo Centro de Estudos de Meios e Sociedade na Argentina (MESO), para apresentar o estudo que apresenta comparações entre os padrões de utilização e difusão de Junk News em períodos eleitorais no Brasil e no exterior. Os pesquisadores Tatiana Terra e Danilo Carvalho apresentaram a análise para discutir o uso de robôs e notícias falsas para manipulação de debates nas redes sociais.
Esse estudo é um desdobramento do que a DAPP vem analisando a partir da manipulação do debate público por contas automatizadas nas redes que atuaram em momentos importantes da política brasileira e faz parte da linha de pesquisa aplicada Política na Rede. A Diretoria tem desenvolvido diversos estudos com objetivo de qualificar o debate público na web por meio da identificação de grupos disseminadores de informações.  O estudo "Robôs, redes sociais e política no Brasil" abriu um longo debate sobre o papel das redes sociais, que tem continuação com o trabalho apresentado no congresso.
“Os resultados do estudo elaborado pela DAPP revelaram a utilização de junk news por todos os polos de apoio político no segundo turno das eleições presidenciais de 2014, com maior concentração em grupos com menor penetração da mídia tradicional. A participação da Diretoria no congresso permitiu que nossas propostas de avanço metodológico fossem apreciadas e discutidas por pesquisadores de referência na área de conhecimento, como Pablo Boczkowski (Northwestern University) e Richard Rogers (University of Amsterdam)”, aponta o pesquisador Danilo Carvalho.
O congresso ocorre anualmente e este ano teve como tema os desafios contemporâneos dos meios de comunicação, cultura e sociedade na América Latina. Sua ideia central é difundir informações e discussões sobre os avanços no campo da comunicação, promovendo diálogo e perspectivas distintas sobre o assunto. O evento recebeu pesquisadores de Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Estados Unidos e Espanha.