FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Quinteto de Sopros da Orquestra Sinfônica Brasileira se apresenta na Sala Cecília Meireles, dia 3/12

Quinteto de Sopros da Orquestra Sinfônica Brasileira se apresenta na Sala Cecília Meireles, dia 3/12

Concerto integra a programação da Série OSB na Sala


No próximo dia 3 de dezembro será a vez do Quinteto de Sopros da Orquestra Sinfônica Brasileira subir ao palco da Sala Cecília Meireles, dando continuidade à Série OSB na Sala. Formado por Thiago Meira (flauta), Maria Fernanda Gonçalves (oboé), Marcio Costa (clarinete), Felipe Destéfano (fagote) e Thiago Rodrigues (trompa), o grupo interpretará obras de Ronaldo Miranda, Heitor Villa-Lobos, Lorenzo Fernandez e Radamés Ganattali. A NTS é a nova mantenedora da Orquestra Sinfônica Brasileira e o Bradesco e a Brookfield são os patrocinadores da Série OSB na Sala e dos próximos concertos da orquestra em 2017.

O programa gira em torno do Rio de Janeiro e do diálogo dos compositores nascidos ou ativos na cidade com sua música popular urbana, o que lhe dá caráter de unidade e sabor seresteiro. Em suas Variações sérias sobre um tema de Anacleto de Medeiros, de 1922, Ronaldo Miranda toma como base Yara, de um dos pais fundadores do choro – Anacleto de Medeiros. Villa-Lobos, por sua vez, aparece com seu Quatour, para sopros, de 1928, obra contemporânea da Suíte para quinteto de sopros de caráter nacionalista que Lorenzo Fernandez – braço direito de Villa-Lobos nas iniciativas de educação musical – compôs em 1926. Suíte para quinteto de sopros é também o nome da partitura que o público ouvirá de Radamés Gnattali. Datada de 1971, ela evoca o universo chorão de Villa e Anacleto.

A Série OSB na Sala celebra a retomada das atividades da orquestra levando ao palco uma vocação histórica da Fundação OSB e de seus músicos: oferecer acesso à música de concerto sempre dando destaque a obras brasileiras.


Sobre a Orquestra Sinfônica Brasileira:

Reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes da música nacional, a Orquestra Sinfônica Brasileira soma mais de 5 mil concertos ao longo de seus 77 anos de atuação, revelando diversos talentos e promovendo, através de seus projetos educacionais e concertos públicos, a democratização do acesso à cultura.

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira foi pioneira não só na forma de levar a música sinfônica e de concerto para todos os cantos do Brasil e outros países, como também no incentivo à formação de novos talentos e difusão da cultura em território nacional. Em 2017 a OSB concentrará sua temporada de concertos na Sala Cecília Meireles, mas irá também a Japeri e Petrópolis.


Quinteto de Sopros da OSB
Thiago Meira – Flauta
Maria Fernanda Gonçalves – Oboé
Marcio Costa – Clarinete
Felipe Destéfano – Fagote
Thiago Rodrigues – Trompa


PROGRAMA:
Ronaldo Miranda - Prelúdio e Fuga
Ronaldo Miranda - Variações Sérias sobre um tema de Anacleto de Medeiros
H. Villa-Lobos – Quatuor para flauta, oboé, clarinete e fagote
- Intervalo
O. Lorenzo Fernandez – Suite para quinteto de sopros op. 37
Radamés Gnattali – Suite para quinteto de sopros




SERVIÇO:
Orquestra Sinfônica Brasileira – Quinteto de Sopros
Dia 3 de dezembro, às 18h
Local: Sala Cecília Meireles
Endereço: Rua da Lapa, 47 – Centro – Rio de Janeiro