FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

58º Congresso Brasileiro do Concreto

O Instituto Brasileiro do Concreto – IBRACON promove, de 11 a 14 de outubro, em Belo Horizonte, o 58º Congresso Brasileiro do Concreto, fórum nacional de divulgação e debates sobre a tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos.

O evento objetiva divulgar as pesquisas científicas, tecnológicas e as inovações sobre o concreto e as estruturas de concreto, em termos de materiais e suas propriedades, gestão e normalização, análise e projeto estrutural, métodos e sistemas construtivos, controle tecnológico, ensaios destrutivos e não destrutivos, e sustentabilidade.

Em média, serão apresentados aproximadamente 600 trabalhos científicos por pesquisadores de universidades, institutos de pesquisa e centros de desenvolvimento e inovação de empresas, nacionais e estrangeiros.

Os destaques da programação são os palestrantes internacionais: o pesquisador Donald Macphee (Universidade de Aberdeen, Escócia) vai abordar a físico-química das adições no concreto; Hugo Corres Peiretti (Universidade Politécnica de Madri) vai destacar o papel do concreto para a construção de um mundo mais sustentável; e Robert Stark (Instituto Americano do Concreto, Estados Unidos) apresentará detalhes de projeto de edifícios altos no México.

Vão integrar o evento:
·        III Seminário sobre pesquisas e obras em concreto autoadensável, que contará com palestras dos pesquisadores norte-americanos Joseph Daczko (gerente de produto da Basf e autor do livro “Self Consolidating Concrete: Applying what we know”) e Kamal Khayat (professor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Ciência e Tecnologia do Missouri);
·        II Seminário sobre obras emblemáticas, no qual engenheiros apresentarão os desafios de projeto e execução do Museu da Imagem e do Som, Museu do Amanhã eTeatro Digital, entre outras obras;
·        I Simpósio sobre ensaios não destrutivos para avaliação de estruturas de concreto;
·        I Seminário sobre ensino de Engenharia Civil, que vai debater a qualidade e atualidade do ensino de engenharia civil no país, com vistas a gerar propostas de projetos de mudança da legislação que rege os currículos de graduação e pós-graduação no Brasil;
·        I Seminário sobre melhores práticas na execução de estruturas de concreto.

Concursos técnicos entre estudantes de Engenharia Civil, Arquitetura e Tecnologia vão ter lugar na Arena das Competições. O objetivo desses concursos é fazer o estudante aplicar o conhecimento adquirido nas aulas para confecção de uma bola resistente de concreto (Concrebol), um pórtico de concreto capaz de resistir aos impactos dinâmicos (Aparato de Proteção do Ovo), um corpo de prova cúbico colorido (Concreto colorido de alta resistência) e um projeto arquitetônico e estrutural de uma passarela de concreto (Ousadia).

A cada edição do Congresso, realiza-se a Feira Brasileira das Construções em Concreto - Feibracon, espaço de exposição para os produtos e serviços das empresas da cadeia produtiva do concreto. Adicionalmente, as empresas patrocinadoras do evento têm a chance de apresentar palestras técnico-comerciais no Seminário das Novas Tecnologias, que também compõe a programação.

Por fim, serão também oferecidos os cursos “Projeto de lajes em concreto armado e protendido”, “Ensaios destrutivos e não destrutivos para avaliação de estruturas de concreto” e “Estruturas pré-fabricados de concreto”.

O Congresso Brasileiro do Concreto é aberto aos profissionais em geral do setor construtivo, tecnologistas de concreto, projetistas de estruturas, professores e estudantes de Engenharia Civil, Arquitetura e Tecnologia, profissionais técnicos de construtoras, empresas de energia, fabricantes de equipamentos e materiais para construção, laboratórios de controle tecnológico, órgãos governamentais e associações técnicas.

Nas últimas edições, o evento contou com a participação de cerca de 1000 inscritos.


Mais informações: www.ibracon.org.br


Sobre o IBRACON

Associação nacional técnico-científica de profissionais e empresas da Engenharia Civil, fundada em 1972, com o objetivo de divulgar a tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos.

Para este fim, promove cursos e eventos, edita publicações técnicas, certifica profissionais e incentiva a formação de Comitês Técnicos. Anualmente, organiza o Congresso Brasileiro do Concreto, maior evento técnico-científico nacional sobre o concreto, que reúne a comunidade técnica para debater e conhecer as pesquisas, desenvolvimentos e inovações sobre o concreto, seus materiais constituintes, a análise e projeto estrutural, as metodologias construtivas e de controle tecnológico, a gestão e normalização na área e a sustentabilidade no setor construtivo.

Mais informações:

Facebook: ibraconOffice
Twitter: ibraconOffice