FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 7 de outubro de 2017

Presidente da GranBio fala sobre potencial do Etanol Celulósico no Brasil

A FGV Energia recebeu, no dia 28 de setembro, o presidente da GranBio, Bernardo Gradin. O convidado falou sobre a realidade atual e perspectivas do etanol celulósico, baseado em sua visão e experiências como pioneiro produtor brasileiro do chamado etanol de segunda geração. O evento integra a série de palestras “Energia em Foco”.
Dentre os assuntos abordados, Gradin comentou o potencial do etanol celulósico e as vantagens competitivas para sua produção no Brasil, as políticas internacionais de incentivo ao seu desenvolvimento (carbon pricing) e as experiências da GranBio com a planta Bioflex, seus desafios, planejamento, erros, acertos e lições aprendidas.
Exemplificando o potencial do etanol celulósico, o palestrante mostrou que se fossem usados 100 milhões de hectares de pastagens para o cultivo de cana-energia voltada para a produção conjunta de etanol de primeira e de segunda geração, o Brasil produziria etanol suficiente para substituir toda a gasolina consumida no mundo.
A FGV Energia promove, desde 2014, a série de palestras “Energia em Foco”, com profissionais da alta gestão do setor energético. O objetivo é debater os desafios políticos, econômicos e tecnológicos para o seu desenvolvimento no Brasil.