FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 2 de junho de 2018

10ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos de BH

Entre as convidadas e os convidados nacionais e internacionais, destaque para o quadrinista Dave McKean, que participará de duas sessões de autógrafos e bate-papo
 

Até o dia 3 de junho (domingo), o Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ-BH) segue oferecendo uma programação intensa e totalmente gratuita. O maior evento latino-americano dedicado ao gênero dos quadrinhos é uma correalização da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e da Fundação Municipal de Cultura (FMC), e do Instituto Periférico. A edição 2018 conta com os patrocínios da Oi e da Cemig, viabilizados por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

A maior parte da programação do FIQ-BH 2018 ocorre na Serraria Souza Pinto, que recebe debates com convidadas e convidados nacionais e internacionais, sessões de autógrafos, oficinas básicas, mesas de artistas, estandes e três exposições (“Traçados na memória”, “Nilson - Humor, amor e combate” e “Érica Awano”). Integrando a programação do festival, a exposição “Inarredáveis! Mulheres Quadrinistas” segue em exibição na Casa Fiat de Cultura. Já no Centro de Referência da Juventude acontecem as atividades das três oficinas de formação e ,no MIS Cine Santa Tereza, a Mostra FIQ de Cinema. Toda a programação do FIQ-BH 2018 é gratuita e aberta ao público. No entanto, para o acesso a algumas atividades é necessária a retirada de senhas, com antecedência. Os visitantes devem se orientar na secretaria do evento, na Serraria Souza Pinto.

Um dos destaques do fim de semana é participação do quadrinista Dave McKean, reconhecido principalmente pelo sucesso da série “Sandman”. A vinda do ilustrador tem o apoio da Darkside Books, editora do livro “Black Dog: Os Sonhos de Paul Nash”, lançado no FIQ-BH 2018. Nesta sexta, 1º, McKean recebe fãs e admiradores para uma sessão de autógrafos, às 13h, e depois, às 18h, fará um bate-papo sobre a sua carreira com mediação do professor Daniel Werneck. Amanhã, 2, será realizada outra sessão de autógrafos com o quadrinista, às 13h.

Conhecido por sua colaboração com Neil Gaiman — em “Sandman”, “Sinal e Ruído”, “Mr. Punch” e “Violent Cases” —, Dave McKean assombra o universo dos quadrinhos desde a sua estreia, em 1991, com o premiado graphic novel “Cages”. Agora, a DarkSide Books apresenta a nova graphic novel do artista, baseada na vida de Paul Nash, pintor inglês surrealista que combateu na Primeira Guerra Mundial. O livro gira em torno de lembranças do artista e de seus amigos combatentes durante a batalha.

Também participam desta edição do FIQ outros setes artistas internacionais: a belga Flore Balthazar, a francesa Gauthier, a alemã Claudia Ahlering, a equatoriana Powerpaola, o uruguaio Troche e os italianos Zerocalcare e Mario Alberti, além de mais de uma centena de convidadas e convidados nacionais, como a homenageada Érica Awano e os quadrinistas Eloar GuazzelliMarcelo D'SaleteDika Araújo, Cris Eiko e Rebeca Prado, dentre outros.

A temática desta edição são os “Processos Colaborativos”, com a proposta de abordar os aspectos colaborativos fundamentais na criação de quadrinhos, que serão refletidos na própria programação do festival. A curadoria do FIQ-BH 2018 é assinada por Ana Koehler, Carol Rossetti, Daniel Werneck e Fabiano Azevedo.Esta edição conta com 26 debates, quatro exposições, cinco oficinas, homenagens, lançamentos, rodada de negócios, sessões de autógrafos e de cinema de animação, duelo de quadrinhos e atividades interativas. São 217 mesas de artistas e 22 estantes. Todo o espaço possui acessibilidade e as sessões realizadas no auditório contam com intérprete de LIBRAS. 

O FIQ-BH

Em 1997, quando Belo Horizonte comemorou seu primeiro centenário, a capital foi sede de diversos eventos e homenagens. Um deles, em especial, chamou a atenção de todos, com convidados nacionais e internacionais de renome, transformando BH, pela primeira vez, no maior ponto de encontro latino-americano de HQs. Era a 1ª Bienal de Quadrinhos, realizada nos espaços nobres e históricos da Serraria Souza Pinto.

A partir de 1999, rebatizado como Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), o evento configurou-se como referência obrigatória para os quadrinistas e hoje pode ser considerado o principal do gênero na América Latina.

O FIQ-BH é um espaço propício para o encontro de profissionais e a troca de experiências artísticas e pedagógicas relacionadas à linguagem da arte sequencial. Além das diversas atividades oferecidas, artistas acadêmicos convidados estimulam a capacitação de profissionais e incentivam formação de jovens quadrinistas. A edição mais recente do FIQ-BH, realizada em 2015, recebeu mais de 80 mil pessoas do Brasil e de outros países.

10º Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ-BH)
Quando:30 de maio a 3 de junho de 2018
- 30/05 a 1º/06, das 9h às 21h
- 02 e 03/06, das 10h às 21h
Local: Serraria Souza Pinto (Avenida Assis Chateaubriand, 809 – Centro)
Correalização: Prefeitura Municipal de Belo Horizonte - Secretaria Municipal de Cultura de BH I Fundação Municipal de Cultura de BH -  e Instituto Periférico
Patrocínios: Oi e Cemig I Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais
ENTRADA GRATUITA