FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 25 de setembro de 2011

EXPOSIBRAM 2011. Décima Quarta Edição da Exposição Internacional e do Congresso Brasileiro de Mineração

EXPOSIBRAM 2011 traça os rumos da mineração para as próximas décadas

O Congresso Brasileiro de Mineração e EXPOSIBRAM – Exposição Internacional de Mineração, já consagrados como os mais importantes eventos da mineração no País e no continente sul-americano, serão, na presente edição de 2011, mais uma vez,palco privilegiado para difundir o conhecimento, discutir os rumos e realizar análises em profundidade sobre o quadro atual desta indústria e de quanto pode ela aportar para o presente e o porvir do Brasil, bem como o papel que desempenha no mundo.
Em sua 14ª edição, tanto a Exposição quanto o Congresso reunirão especialistas de vários países para debaterem e traçarem os rumos da mineração nas próximas décadas. Passada a interrupção momentânea das expectativas promissoras causada pela crise financeira internacional, o setor mineral – especialmente no Brasil – demonstrou competência e capacidade de retomar elevados níveis de produção, contribuindo sobremaneira para minimizar os efeitos dessa mesma crise.
Esse papel fundamental no desenvolvimento do País representado pelas atividades e os produtos da extração e da transformação minerais não são apenas proclamados pelo IBRAM. É reconhecido pelo Ministério de Minas e Energia – MME, como comprovam as ações e investimentos propostos no Plano Nacional de Mineração 2030 (PNM-2030) que o MME., democraticamente, colocou em consulta pública.
O setor mineral anuncia vultosos investimentos no Brasil ao longo do período 2010-2014. Serão US$ 62 bilhões, dos quais a maior parte irá para os estados de Minas Gerais e Pará.
Importante destacar que essas inversões também representam uma nova era de inarredável compromisso com a sustentabilidade, pois a condução dos negócios, atendendo às exigências da competitividade local e global, ao mesmo tempo contemplando preceitos de sustentabilidade, representa hoje um dos grandes desafios do setor mineral. A atividade vem intensificando suas ações no campo da responsabilidade social e do desenvolvimento sustentável, incorporando cada vez mais esses conceitos em suas estruturas de governança e de operações.
Em 2009, a EXPOSIBRAM e o Congresso tiveram por tema central “A mineração e o novo cenário socioeconômico”. As discussões foram cruciais para o setor e demais segmentos que guardam relação direta ou indireta com a mineração.
Agora, após a retomada dos negócios, é preciso clarear as oportunidades que se abrem às empresas, à Academia, aos trabalhadores, às nações. Papel que a EXPOSIBRAM 2011 e o 14º Congresso Brasileiro de Mineração pretendem cumprir com a maciça participação de brasileiros e estrangeiros.
Naturalmente, a mineração é a base e o elo inicial de todas as cadeias produtivas necessárias ao desenvolvimento socioeconômico. Este, por sua vez, passa por um processo de mutação que, embora ainda não concluída, já deixa antever a adoção de novos conceitos e parâmetros. E isto se dá quando, ao longo dos últimos anos, no contexto do desenvolvimento sustentável, cada vez mais se tornaram nítidas e definidas as inter-relações das atividades da mineração com a sociedade e o meio ambiente, originando, neste setor produtivo e nele se incorporando, ao lado da responsabilidade corporativa, as de ordem social e ambiental.
Pretende-se aliar a prospecção de novos negócios da EXPOSIBRAM com debates e palestras de alto nível do Congresso por parte de lideranças e especialistas nacionais e internacionais do setor mineral, autoridades dos governos federal, estaduais e municipais, comunidade acadêmica e sociedade civil organizada. Entre os objetivos estão os de:
  • Examinar, por meio de análises das experiências em outros países mineiros, as relações entre políticas, marcos legais e competitividade da mineração;
  • Discutir as novas tendências e abordagens para o incremento da sustentabilidade socioambiental na indústria de mineração e a importância da incorporação destas variáveis nas estratégias empresariais;
  • Apresentar experiências e “cases” relacionados a inovações tecnológicas e aperfeiçoamentos em equipamentos, práticas e técnicas utilizados nas diferentes etapas da indústria da mineração (pesquisa mineral, desenvolvimento e lavra de jazidas e beneficiamento).