FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 24 de setembro de 2011

Exposição "The Demage Done"


The Damage Done é a nova individual de Renata De Bonis, com abertura marcada para sábado, dia 24 de setembro, das 11 às 16hs. A mostra ocupará os 2 espaços da galeria e consiste em 8 pinturas em óleo e cera sobre tela e duas instalações em bronze.

As pinturas, assim, como o título da exposição dialogam com música. O título veio de uma do Neil Young, The Needle and The Damage Done.

Abaixo segue o texto de Camila Belchior:

The Damage Done

" Os pensamentos são as sombras dos nossos sentimentos - sempre mais escuros, mais vazios e mais simples. " (Friedrich Nietzsche)
The Damage Done reúne um conjunto de obras de 2011 que revelam a sensibilidade aguçada de Renata de Bonis ao trazerem a tona o dualismo existencial que ao mesmo tempo paira sobre, e existe dentro de todos nós. Fruto de negociações complexas com suas sombras, este conjunto remete ao desconforto da angustiante experiência de sentir-se um membro estranho em sua própria vida. As poéticas pinturas a óleo e instalações, as situações superficialmente singelas, tornam-se mais complexas ao problematizarem suas dualidades, hora ao revelar pássaros em folhas secas que caem de uma árvore que lacrimeja em The Distance, ou na pilha varrida ao canto que dá nome a exposição; hora por sentir o pesar da institucionalização da liberdade na revoada de pássaros em bronze da instalação no anexo. De obra em obra a dicotomia da “insustentável leveza do ser” tão bem cunhada por Milan Kundera se revela e a experiência das obras passa a desencadear um processo de auto-questionamento sem volta ao nos reconhecermos ali, escancarados e desabrochados pela mão e vivências de outro. Já escreveu Nietzsche ao filosofar sobre o “Eterno Retorno”* que nossas vidas existem numa condição de dualidade eterna cíclica e que a negociação com nós mesmos é uma chave para a liberdade, mesmo que esta esteja presa ao peso de um ciclo inexorável:
" E se um dia ou uma noite um demônio se esgueirasse em tua mais solitária solidão e te dissesse: "Esta vida, assim como tu vives agora e como a viveste, terás de vivê-la ainda uma vez e ainda inúmeras vezes: e não haverá nela nada de novo, cada dor e cada prazer e cada pensamento e suspiro e tudo o que há de indivisivelmente pequeno e de grande em tua vida há de te retornar, e tudo na mesma ordem e sequência - e do mesmo modo esta aranha e este luar entre as árvores, e do mesmo modo este instante e eu próprio. A eterna ampulheta da existência será sempre virada outra vez - e tu com ela, poeirinha da poeira!". Não te lançarias ao chão e rangerias os dentes e amaldiçoarias o demônio que te falasses assim? Ou viveste alguma vez um instante descomunal, em que lhe responderías: "Tu és um deus e nunca ouvi nada mais divino!" Se esse pensamento adquirisse poder sobre ti, assim como tu és, ele te transformaria e talvez te triturasse: a pergunta diante de tudo e de cada coisa: "Quero isto ainda uma vez e inúmeras vezes?" pesaria como o mais pesado dos pesos sobre o teu agir! Ou, então, como terias de ficar de bem contigo e mesmo com a vida, para não desejar nada mais do que essa última, eterna confirmação e chancela? " (A Gaia Ciência)

Se não só através daquilo que nos está disponível através de títulos, negociações emocionais e repetições simbólicas recorrentes em Balança, As tears go by (II) e All hands against his own, entende-se pela existência do conjunto completo exposto, que dentro da dicotomia existencial que nos é inerente, a amargura, a angustia, a dor e o peso que aqui reinam, existem sem medo, pois assim, também liberam a existência de seus opostos serenos em quem os sentiu, sente e sentirá novamente.
   


Para download do convite clique aqui

The Damage Done
abertura: 24 set > 11 às 16hs
visitação: 24 set > 22 de out
terça > sexta: 10 às 19hs | sábado: 11 às 16hs