FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

VIII Ciranda de Psicanálise e Arte RJ


VIII Ciranda de Psicanálise e Arte - "O que é o contemporâneo?"
Olhar nossa contemporaneidade, dela pretender uma discussão abrangendo várias áreas de produção de saber implica reconhecer a dificuldade em ver o que aí se mostra. Estamos imersos num tempo em que o espaço necessário para separar o objeto olhar do que é visto, desconsidera a distância necessária para que nela se produza, no brilho da experiência, as sombras do vivido. São nessas sombras que as migalhas de uma verdade, como húmus do tempo, podem transmutar-se em saber. Verdade que interroga, no íntimo de cada sujeito, no fundo de sua experiência: o que queres?
Tu aqui estás, o que queres deixar como marca, como legado de discurso quando, na máquina que mói o tempo, repetir-se a passagem sobre o que foi tua herança na experiência com teus pares?
A VIII Ciranda de Psicanálise e Arte convida à reflexão e elaboração, a partir desses dois campos, todos os que se sintam comprometidos com a cultura de seu tempo, a invenção e criação do sujeito e sua obra.
 

Programação
08h30min Entrega de credenciais

09h - AberturaMesa com a Comissão Científica do evento (Abílio Ribeiro Alves; Ana Benjó; Ana Paula Gomes; Emília Lobato Lucindo; Monica Visco Fernandes; Teresa Palazzo Nazar; Ma. Teresa Melloni)

09h30min – 10h30min - Conferência: Louise Bourgeois: O retorno do desejo proibido
Ø  Paulo Herkenhoff – Crítico de Arte
Debatedor: Emília Lobato Lucindo – Psicanalista, Membro da ELP-RJ

10h30min – 12h - Mesa redonda: Os Sentidos
Ø  Bethania Mariani – Psicanalista, Membro da ELP-RJ e Professora da UFF
Ø  Luiz Alberto Pinheiro de Freitas – Psicanalista, Membro da Sociedade de Psicanálise Iracy Doyle, Doutor em Psicologia Clínica PUC-Rio e Pós Doutorado em Ciência e Literatura.
Ø  Mariana Barsted – Licenciada em Educação Artística, com Habilitação em Música pela UNIRIO, Engenheira de som pela School of Audio Engineering de Londres e Sound designer.
Debatedor: Shirley D`Ávila Baron – Psicanalista, Membro da ELP-RJ

12h – 13h30minAlmoço

13h30min – 15h - Mesa Redonda: O corpo
Ø  Darlene Viana Gaudio Angelo Tronquoy – Psicanalista, Membro da ELPV-ES e Mestrado em Literatura UFES
Ø  Elvina Maciel Lessa – Psicanalista, Participante de  Formações Clínicas do Campo Lacaniano – FCCL e da Escola LacanianaEscola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano
Ø  Michelle Bastos – Fotógrafa e Escritora. Bacharel em Artes Cênicas pela FADM/FBT e Bacharel em Ciência Política pela UnB, com especialização em Gestão Cultural.
Debatedor: Fernando Baron – Psicanalista, Membro da ELP-RJ

15h – 16h30min - Mesa Redonda: A imagem
Ø  Elisabeth da Rocha Miranda – Psicanalista AME da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano. Membro do colegiado de ensino de Formações Clínicas do Campo Lacaniano.Doutora pela UERJ e professora do curso de Especialização em psicologia clínica da PUC-Rio e da UVA
Ø  Luiz Carlos Pinheiro Ferreira - Professor do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás.
Ø  Maria Teresa Saraiva Melloni – Psicanalista Membro da ELP-RJ, Professora  e pesquisadora - A clínica no mundo contemporâneo - IBMR Laureate, Mestre em Ciências da Saúde COC/Fiocruz.
Ø  Debatedor: Andrea Matheus Tavares – Psicanalista, Membro da ELP-RJ

16h30min – 17h - Coffee Break

17h – 18h30minFórum de Debates: O que é o Contemporâneo?
Ø  Antonio Guedes - Diretor do grupo teatral Pequeno Gesto, Professor de
teatro da UFRJ.
Ø  Agostinho Ramalho Neto – Psicanalista, Professor universitário nas áreas da Filosofia do Direito e Filosofia Política

Debatedor: Wadson Damasceno – Psicanalista, Membro da ELP-Brasília