FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Exposição "Louise Bourgeois: O Retorno do Desejo Proibido"

aranha externa_2












Para quem está acostumado a passar pelo Aterro do Flamengo e apreciar a bela vista, atenção para uma novidade na paisagem! A "Maman" é uma aranha gigante que está exposta do lado de fora no Museu de Arte Moderna e é um chamado ao público para conferir a exposição "O retorno do desejo proibido".
A amostra começou hoje no MAM em sua primeira vez no Brasil. A autora é Louise Bourgeois, uma das mais importantes artistas do último século. Com foco nas "Aranhas", que são um marco peculiar em suas obras, em uma escala monumental, a "Maman" (1999), uma imensa aranha de bronze e aço com ovos de mármore está exposta ao lado do MAM no Parque do Flamengo.
Na exposição trazida ao Rio de Janeiro é possível perceber a visão singular de Louise, que contribui à investigação psicanalítica da formação do símbolo, com características que passam pelo inconsciente, história familiar, identificação materna e paterna e fragmentação do corpo. Em seus trabalhos são experimentados diversos materiais, como gesso, borracha, alumínio, madeira, látex, onde a artista mostra uma criatividade sem limites.
Nascida na França e naturalizada cidadã americana, Louise Bourgeois passou pela pintura e gravura, mas tornou-se famosa principalmente por suas esculturas. A artista dedicou sua vida à arte e faleceu em 2010 aos 99 anos. Sua carreira é ilustrada por diversas exposições importante com mostras em Nova Iorque e na Europa. A escultora foi, inclusive, escolhida como representante dos Estados Unidos na Bienal de Veneza em 1993.
Serviço
Exposição de 16 de Setembro à 13 de Novembro
Museu de Arte Moderna – MAM
Av Infante Dom Henrique 85
Parque do Flamengo
Horários
ter – sex 12h – 18h
Sab, dom, feriados 12h -19h
Bilheteria fecha 30 min antes do fim do horário de visita
Ingressos R$ 8,00 (inteira) R$4,00(meia)