FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Integração entre acervos digitais, bibliotecas e museus é tema de palestra no Rio

Quais são os novos tipos de relações culturalmente significativas que podem ser estabelecidos entre os objetos digitais e os acervos? Que desenvolvimentos tecnológicos e metodológicos são necessários para tirar partido das novas tecnologias? Qual o papel da curadoria digital neste processo? Essas e outras questões serão abordadas pelo professor Carlos Henrique Marcondes (UFF) em palestra organizada pelo Laboratório de Humanidades Digitais (LHuD) da Escola de Ciências Sociais da FGV (CPDOC). O evento será realizado no dia 31 de maio, a partir das 14h30, na Casa Acervo CPDOC.
O convidado vai falar sobre a interligação entre a web semântica e os dados abertos (linked open data), que propiciam cada vez mais a publicação de acervos digitais de arquivos, bibliotecas e museus diretamente na web sem a intermediação de sistemas gerenciadores de catálogos. Um exemplo disso é o Europeana, parceiro do CPDOC na missão de difusão de acervos em língua portuguesa. Marcondes também vai discorrer sobre como a emergência destas tecnologias coloca a questão da integração destes acervos e sua interoperabilidade no centro das discussões, de forma a mobilizar cientistas da informação, bibliotecários, arquivistas, curadores, linguistas, historiadores, cientistas sociais, entre outros profissionais.
Professor titular do Departamento de Ciência da Informação da UFF e investigador colaborador da Universidade Complutense de Madrid, Henrique Marcondes é instrutor certificado do Comité para Documentação Museológica do ICOM (International Council of Museums). Suas pesquisas abordam a organização e representação do conhecimento em ambientes digitais, dentre os quais, acervos e repositórios digitais, publicações semânticas, ontologias e interoperabilidade.
Para mais informações e inscrições, acesse o site