FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Palestra “Caminhos pela História Oral: debates metodológicos”

CPDOC debate sobre usos da metodologia de História Oral

Vivian Fonseca vai debater as questões teóricas e metodológicas na produção e no uso de entrevistas de história oral como fontes históricas. A partir de experiências em projetos de pesquisa distintos, serão comparadas, ainda, possibilidades e desafios relativos à guarda e preservação desses documentos orais ou audiovisuais.

A Escola de Ciências Sociais da FGV (CPDOC) realiza, no 29 de maio, a partir das 9h20, a palestra “Caminhos pela História Oral: debates metodológicos”. O tema será apresentado pela a professora do CPDOC, Vivian Fonseca, que vai debater as questões teóricas e metodológicas na produção e no uso de entrevistas de história oral como fontes históricas. A partir de experiências em projetos de pesquisa distintos, serão comparadas, ainda, possibilidades e desafios relativos à guarda e preservação desses documentos orais ou audiovisuais.
O encontro faz parte do ciclo de palestras “Usos da história oral: debates teóricos e metodológicos”, que visa expor a experiência no uso da história oral dos palestrantes em seus trabalhos, suscitando debates acerca das dificuldades, desafios e contribuições encontrados na produção e análise das fontes orais.
A primeira palestra desse ciclo foi realizada no dia 24 de maior e contou com apresentação de Mauro Amoroso, professor e pesquisador da UERJ. O convidado falou sobre as “Mobilizações, representações e resistências periféricas a partir da História Oral”. O debate abordou aspectos teóricos, metodológicos e práticos sobre o uso da técnica da História Oral em três pesquisas distintas: uma sobre cobertura fotojornalística de favelas nos anos 1950 e 1960, outra sobre a construção de lugares de memória na favela do Borel, e a última sobre atuação policial em favelas nos anos 1970 e 1980.
Para mais informações sobre o ciclo de palestras, acesse o site.