FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA SEM FINS LUCRATIVOS

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Pesquisadora da ENSP organiza livro sobre políticas sociais brasileiras e europeia

Disponível na versão impressa e e-book, o livro Políticas e riscos sociais no Brasil e na Europa: convergências e divergências reúne autores nacionais e internacionais e objetiva discutir as estratégias europeia e brasileira de políticas sociais. Lançada durante o 3º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a publicação é organizada por Paulo Henrique Rodrigues e Isabela Santos, pesquisadora da ENSP e diretora executiva do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes). Em breve, haverá lançamento da versão em inglês do livro digital. 
 
A publicação, fruto da parceria entre o Cebes e a Fiocruz, por meio da realização do Seminário Internacional Tendências recentes de Welfare State, ocorrido em 2015, visa interferir no atual debate brasileiro sobre as políticas sociais, sua natureza e modelos. Ele busca, ainda, trazer à tona os novos riscos sociais - envelhecimento crescente das populações, a pobreza e a necessidade de apoio às famílias pobres chefiadas por mulheres, por exemplo - e discutir os desafios em termos da sustentabilidade das políticas sociais e tendências atuais do welfare state no mundo e no Brasil.
 
Segundo Isabela, “Como o debate acadêmico tem grande influência sobre a formulação das políticas públicas, é nosso objetivo contribuir para o aprofundamento e qualificação da produção no tema”. Além dos artigos de autores internacionais, cujo foco está na situação da seguridade social na Europa do Norte e do Sul diante do contexto da crise econômica de 2008, o livro traz artigos de autores nacionais que abordaram a seguridade brasileira, a europeia e a da América Latina.
 
Ainda de acordo com Isabela, foram impressos alguns poucos exemplares, com recursos da Organização Não Governamental (ONG) Medico Internacional. Por esse motivo, a publicação não está à venda. Seu lançamento oficial ocorreu durante o 3º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), realizado no início do mês de maio, no Rio Grande do Norte.
 
Acesse aqui e-book