FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Projeto da Capes leva doutorado em Saúde Pública ao Pará


Após longo processo de negociação, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a criação do Doutorado Interinstitucional em Saúde Pública, elaborado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) – instituição promotora – em parceria com a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) – instituição receptora. Oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, da ENSP/Fiocruz, o Dinter formará doutores em uma região ainda carente de programas de pós-graduação em saúde pública e criará condições para o desenvolvimento de futuros cursos nesse campo. Na ENSP, a coordenação é dos pesquisadores Carlos Machado de Freitas e Rosely Magalhães; na Unifesspa, a responsável é a doutora Joseane Carvalho Costa. As inscrições estão abertas até 12 de junho de 2017 e devem ser feitas na Plataforma Siga Stricto Sensu Fiocruz.


"A formação em saúde pública é estratégica no Pará em virtude de o Estado expressar diversas contradições do nosso modelo de desenvolvimento. São problemas que envolvem o uso intensivo, apropriação e exploração de recursos naturais, impactos ambientais tremendos, conflitos pela terra, concentrar populações indígenas e quilombolas, além possuir regiões que vivenciam problemas urbanos típicos das cidades que conhecemos. No âmbito da pós-graduação, promover esse Dinter resultou da avaliação da nossa responsabilidade para com o país e para com a saúde pública - que é nossa vocação enquanto Escola Nacional - e pela possibilidade de impulsionar a criação de programas futuros”, afirmou o pesquisador Carlos Machado.
 
O doutorado é destinado apenas a servidores públicos (com título de mestre) da Unifesspa, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e do Instituto Federal do Pará (IFPA). O objetivo é formar doutores capacitados a conduzir pesquisas em áreas específicas e para docência no ensino superior e na pós-graduação comprometidos com fortalecimento dos temas relacionados ao desenvolvimento, território e saúde na região amazônica. São oferecidas 22 vagas. 
 
O início das aulas está previsto para agosto de 2017. O regime das aulas será de uma semana por mês, com a ida dos docentes da ENSP para o estado do Pará. Após a qualificação, os alunos deverão passar um período letivo (quatro meses) na sede do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, na Fiocruz, no Rio de Janeiro, para que possam cursar disciplinas eletivas e trabalhar os dados da tese com os seus respectivos orientadores.
 
Minter e Dinter – Capes
 
Mestrado Interinstitucional (Minter) e Doutorado Interinstitucional (Dinter) são turmas de mestrado e de doutorado conduzidas por uma instituição promotora (nacional) nas dependências de uma instituição de ensino e pesquisa receptora, localizada em regiões, no território brasileiro ou no exterior, afastadas de centros consolidados em ensino e pesquisa.
As turmas estão vinculadas a programas de pós-graduação nacionais recomendados e reconhecidos com nota igual ou superior a 5. A instituição promotora é responsável por garantir o nível de qualidade das atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas por seu programa de pós-graduação na instituição receptora.
 
Coordenação
Dr. Carlos Machado de Freitas 
Dr.ª Rosely Magalhães de Oliveira 
Dr.ª Joseane Carvalho Costa 
E-mail de contato: dintersaudepublica@unifesspa.edu.br (para eventuais dúvidas)