FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA SEM FINS LUCRATIVOS

sábado, 13 de maio de 2017

Historiador de Columbia apresenta trabalho sobre mineração de dados e política externa americana

O Laboratório de Humanidades Digitais (LHuD) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (CPDOC) recebe, no dia 17 de maio, às 14h, o historiador Matthew Connelly, da Universidade de Columbia. O convidado internacional vai ministrar a palestra “Which Countries Count in the U.S. Foreign Policy Agenda? New Research from Data-Mining 200,000 Declassified Documents”.
Em Columbia, Connelly coordena o History Lab, um portal online com a missão de usar a ciência de dados para recuperar e reparar o tecido do passado. Ao reunir coleções históricas fragmentadas em um banco de dados comum, o laboratório que coordena faz uso de recursos digitais de visualização e de aprendizado de máquinas (machine learning) para explorá-las.
Matthew Connelly é professor de História Internacional e Global na Columbia University e já recebeu cinco prêmios pelo seu livro A Diplomatic Revolution. Seu segundo livro, Fatal Misconception: The Struggle to Control World Population, também ganhou o prêmio de Livro do Ano pela The Economist e pelo Financial Times.
A palestra faz parte do curso de graduação “Segurança Internacional”, ministrado pelo professor Victor Coutinho Lage, no âmbito do Programa de Formação Complementar em Relações Internacionais do CPDOC. Para mais informações e inscrições, acesse o site