FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Confiança de Serviços atinge o maior nível desde dezembro de 2014

Índice de Confiança de Serviços (ICS), elaborado pelo Instituto Brasileiro de Economia da FGV (IBRE), avançou 2,4 pontos em setembro, para 85,6 pontos, o maior nível desde dezembro de 2014.
“A boa notícia é que, ao longo do terceiro trimestre, as avaliações empresariais sobre a situação corrente e a dos próximos meses mantiveram um perfil equilibrado. Nos meses anteriores, eram as expectativas que vinham ancorando a melhora da confiança. Assim, é possível que a reação na atividade real do setor ganhe um impulso mais claro nos próximos meses”, avalia Silvio Sales, consultor do IBRE.
A alta da confiança de Serviços em setembro atingiu 11 das 13 principais atividades pesquisadas e foi determinada pela melhora tanto da situação atual quanto das expectativas para os meses seguintes. O Índice da Situação Atual (ISA-S) avançou 3,2 pontos e o Índice de Expectativas (IE-S), 1,6 ponto.
Os indicadores de Volume de Demanda atual e da Situação atual dos negócios exerceram a mesma contribuição para a alta do ISA-S em setembro, com avanços de 3,2 pontos, retornando a patamares semelhantes aos do início de 2015. Entre os indicadores que compõem o IE-S, a principal influência veio do que avalia a Tendência dos Negócios para os seis meses seguintes, que subiu 2,0 pontos, para 91,9 pontos.
Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) do setor de serviços retornou em setembro ao mínimo histórico registrado em junho passado, de 81,5%.

Ímpeto de Contratações
Além de apresentar o maior valor adicionado na economia brasileira, o setor de Serviços é também o que mais emprega. Assim, sinalizações sobre as expectativas de contratação neste setor são relevantes para a leitura do cenário econômico no curto prazo. O indicador de Emprego previsto para os próximos três meses cresceu 2,1 pontos em setembro, alcançando a marca dos 99,0 pontos.
A edição de setembro de 2017 coletou informações de 2.014 empresas entre os dias 04 e 26 de setembro. A próxima divulgação da Sondagem de Serviços ocorrerá em 31 de outubro.