FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

RioMarket 2017


 Evento terá seminários, workshops e rodadas de negócios 

Área de Negócios do Festival do Rio, o RioMarket chega a São Conrado. Entre os dias 9 e 14 de outubro, alguns dos nomes mais conceituados dos mercados audiovisuais brasileiro e internacional participarão de workshops, palestras, seminários, debates e rodadas de negócios, no Hotel Gran Meliá Nacional Rio. As inscrições para o evento podem ser feitas no site www.riomarket.com.br. 
O RioMarket tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da indústria audiovisual, promovendo a troca de conhecimento entre profissionais renomados, novos produtores e empresas conceituadas da área, e proporcionando novas oportunidades de negócios e capacitação para profissionais do mercado. Diretores, produtores, roteiristas, figurinistas, maquiadores, técnicos, advogados e outros profissionais da indústria audiovisual debaterão temas como: legislação do mercado, ferramentas tecnológicas, modelos e oportunidades de negócios, cases de sucesso, financiamento, coproduções, entre outros. 
A programação dos seminários (RioSeminars) abordaráos temas mais atuais da indústria. Novas tecnologias e tendências de mercado estarão em pauta, apresentadas por profissionais vindos de todas as partes do mundo. Merecem destaque as discussões sobre coproduções, a reinvenção da programação na TV aberta, o conteúdo infanto-juvenil, o VOD, e o marketing digital. 
Os criadores da primeira série original argentina para o Netflix, “Estocolmo, Diego Palacio e Nacho Viale (da StoryLab) estarão à frente de um dos painéis. Assim como o francês Hervé Hadmar, que vai falar sobre o processo de criação de seu thriller “Les Témoins”(“Witnesses”). 
Os workshops master classes também contarão com profissionais do mercado, que apresentarão e compartilharão seus conhecimentos e novidades nas áreas em que são especialistas. A maquiadora Lori Hicks e a figurinista Katie Irish vão falar sobre seu trabalho em “The Americans”, com destaque para evolução da aparência dos personagens e seus disfarces. 
O premiado roteirista Patrick Hegarty vai ministrar um workshop sobre a construção de um universo cinematográfico,e Diliana Alexander, diretora executiva da Filmgate Miami, estará à frente de uma aula sobre o futuro da distribuição de conteúdo além do cinema e da produção independente. 
As já tradicionais Rodadas de Negócios – reuniões pré-agendadas, em que produtores apresentam seus projetos disponíveis para aquisição, distribuição e coprodução, de cinema, TV, VOD, etc, a profissionais do mercado audiovisual, convidados do RioMarket – também fazem parte da programação do encontro. Trata-se de oportunidadeúnica de aproximar os produtores dos profissionais do mercado, possibilitando intenso relacionamento e troca de informações. 

Realidade Virtual será um dos temas em destaque
Um panorama sobre Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Realidade Mista promete chamar a atenção do público na edição 2017 do RioMarket. O evento terá um dia praticamente inteiro voltado ao assunto, e receberá profissionais brasileiros e estrangeiros para apresentar suas visões, dividir experiência e falar sobre as expectativas do mercado.
Priscila Guedes, da Feel 360 VR, estará à frente do primeiro painel, falando sobre a Realidade Virtual utilizada como ferramenta de preparação de filmagem e facilitação de colaborações entre profissionais, talentos artísticos e instituições da indústria cinematográfica tradicional em coproduções internacionais. 
Em seguida, a canadense Audrey Pacart, CEO da Very Story, ministrará uma master class sobre Roteiro – do tradicional à realidade virtual. Já o seminário do francês Avi Amar, da Floréal Films, vai abordar os temas roteiro emVR, produção, financiamento e distribuição, a partir do case Sergent James”. 
Realidade Virtual em documentários é o tema da palestra de Maria Fernanda Lauret, VR Stitcher Editor da Contrast VR - Al Jazeera Media Network. O presidente da IDVIU, o francês Rabah Guendouz, falará sobre financiamento e distribuição internacional de conteúdo em realidade virtual e o brasileiro Fabio Hofnik, diretor da Hyper VR, vai “nacionalizar o tema, falando sobre a cultura da realidade virtual e a distribuição no Brasil. 
Reportagem recente publicada no Propmark dá conta de que, segundo dados do levantamento Thrive Analytics 2017, a receita para realidade virtual e aumentada no mundo vai alcançar US$ 13.9 bilhões em 2017, um crescimento de 130,5% em relação aos US$ 6 bilhões de 2016. "Apesar dos números positivos, especialistas esperam mesmo a grande guinada no mercado dentro de 6 a 8 anos, dando certo tempo para que o mercado se prepare para o futuro." 

Round Tables e Clínica de Coprodução são novidades da edição 2017 
Esta edição do RioMarket contará com duas atrações inéditas: as Round Tables (ou Mesas-redondas) e a Clínica de Coprodução. A primeira consiste em um espaço com público reduzido, com oportunidades para o diálogo e a troca de informações com os convidados. Será um espaço para a discussão de temas específicos e de grande relevância para a indústria audiovisual. 
Jána Clínica de Coprodução, produtores terão a oportunidade de se reunir com advogados e especialistas da indústria audiovisual, que fornecerão orientações legais e comerciais para projetos audiovisuais e coproduções internacionais em reuniões de 30 minutos de duração cada.
 
Eventos gratuitos
Como em todos as anos anteriores, o RioMarket oferece parte da programação de forma totalmente gratuita. O grande destaque éo encontro com Graeme Manson, criador e roteirista do sucesso “Orphan Black”. Compõem ainda o bloco o workshop sobre direção de fotografia do cinema europeu contemporâneo, com a brasileira radicada na França Priscila Guedes; workshop de trilha sonora com Vivian Aguiar-Buff; e workshop de Film Commission. 
A Globonews e a TV Globo renovam a parceria com o RioMarket, e voltam com a Mostra Globonews (debates com jornalistas e apresentação de documentários) e o Sunset TV Globo (talentos da TV Globo analisam cases de sucessos recentes da emissora). 

RioMarket Jovem oferece capacitação a adolescentes interessados no mercado audiovisual 
Pelo quinto ano consecutivo, o RioMarket aposta na capacitação do público jovem. O RioMarket Jovem promove a imersão de jovens pré-selecionados na indústria audiovisual durante todo o evento, com o objetivo de fortalecer a inclusão no setor. A programação écomposta por workshops e seminários.


Inscrições abertas e programação completa no site www.riomarket.com.br

SERVIÇO:
RioMarket 2017
De 9 a 14 de outubro de 2017
Horário: 9h às 20h
Local: Hotel Gran Meliá Nacional Rio
Endereço: Av. Niemeyer, 769 - São Conrado, Rio de Janeiro - RJ
Inscrições e informações: http://www.riomarket.com.br/