FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 2 de junho de 2018

Segunda edição da Virada Sustentável no Rio acontece em junho

Entre 8 e 10 de junho o Rio de Janeiro será ocupado por centenas de atrações e atividades durante a segunda edição da Virada Sustentável, que tem como objetivo aumentar o engajamento da sociedade em relação à sustentabilidade, usando elementos lúdicos, festivos e inspiradores como ferramentas. O festival busca unir causas e organizações transformadoras, proporcionando uma virada de consciência na população.
A Virada Sustentável reúne atrações culturais, apresentações musicais, atividades infantis, oficinas, shows, performances, atividades zen, rodas de conversa e cerca de dez painéis de conhecimento com temas relevantes no cenário atual da sustentabilidade, conduzidos por formadores de opinião reconhecidos nacionalmente.
Para Renato Saraiva, coordenador do festival no Rio, “a Virada Sustentável no Rio é uma oportunidade imperdível de reflexão e entretenimento consciente para os cariocas. É um convite para pensar nas atitudes que estamos tendo com o planeta e o legado que queremos deixar para as gerações futuras. É preciso colocar o debate da sustentabilidade em pauta na sociedade e convocar as pessoas a se engajarem por um futuro melhor para todos”.
O festival acontecerá em diversas regiões do Rio de Janeiro e também em outras cidades do Grande Rio. Pontos estratégicos como a Praça dos Arcos da Lapa, o Museu de Arte do Rio – MAR, a Lagoa, o Parque Madureira e algumas comunidades da Maré serão cenários da Virada Sustentável, com programação para todas as idades.
Assim como em suas últimas edições, todas as atividades têm entrada gratuita. Em junho de 2017 o festival promoveu mais de 400 atrações e ocupou 39 bairros em 84 locais do Rio de Janeiro.
Celebridades que se dedicam à causa da sustentabilidade também participarão da Virada Sustentável, aumentando a visibilidade e o engajamento da sociedade neste tema tão urgente e importante para o planeta.
O primeiro edital convocando para as inscrições dos projetos artísticos encerrou no dia 19 de abril. A chamada pública final de adesão de projetos para artistas, oficineiros, palestrantes, organizações, fundações, movimentos, coletivos, escolas, faculdades e espaços culturais acontecerá de 20 a 30 de abril, através do site www.viradasustentavel.org.br.
Para se inscrever os projetos devem ter conteúdo principal ligado a pelo menos um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas), tais como Igualdade de Gênero, Erradicação da Pobreza, Boa Saúde e Bem-Estar, Cidades e Comunidades Sustentáveis, Consumo e Produção Responsáveis e Água Limpa e Saneamento. A Virada Sustentável conta com o apoio institucional do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Brasil.
Cada proponente, sendo pessoa jurídica ou física, pode se inscrever individualmente ou como representante de um grupo e apresentar um ou mais projetos. Podem participar projetos que, além de estarem alinhados com a cultura da sustentabilidade, sejam autossuficientes, em sistema de colaboração coletiva (“crowdsourcing”), e não dependam de aporte financeiro da Virada para serem realizados. Não serão aceitos projetos de conotação partidária, doutrinária religiosa ou que estimulem qualquer forma de discriminação. O conteúdo apresentado será analisado pela equipe de curadoria do festival.
No site oficial também existe a opção “Quero apoiar a Virada!”, onde possíveis parceiros podem se inscrever para ceder um espaço, ajudar na divulgação e/ou apoiar ou patrocinar a Virada Sustentável. O festival também abre oportunidade para os interessados em trabalhar como voluntários nas atrações. Para ser voluntário é necessário se inscrever pelo site oficial e participar de pelo menos um dia de capacitação oferecida pela Virada Sustentável.
A Virada Sustentável Rio 2018 se orgulha de ser um projeto paperless, ou seja, não utiliza papel em sua divulgação.
Aguarde em breve o lançamento da programação oficial desta edição 2018.
A Virada, além de contar com a colaboração coletiva ("crowdsourcing"), é apresentada pela Braskem e patrocinada pela Ball, Booking.com e Liberty Seguros em parceria com o Ministério da Cultura, por meio de Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Sobre a Virada Sustentável
Movimento de mobilização para a sustentabilidade, a Virada Sustentável organiza o maior festival sobre o tema no Brasil. Com início em 2011, em São Paulo, já realizou edições nas cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Manaus, entre outras. Sua concepção temática tem como base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU, que são também os princípios que orientam a programação do festival em todas as cidades. Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades, entre outros, com o objetivo de apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, além de reforçar as redes de transformação e impacto social existentes nas diferentes cidades.
2ª Virada Sustentável Rio de Janeiro
De 8 a 10 de junho
Em diversos espaços pela cidade
Gratuito