FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

FGV CPDOC promove oficina gratuita de audiovisual para professores


Atividade é aberta a docentes de qualquer disciplina. Inscrições vão até 15 de março

Capacitar professores dos ensinos fundamental e médio para utilizarem o audiovisual como ferramenta de produção e construção de saber. Essa é a proposta da primeira oficina "Audiovisual em sala de aula: ensino e realização" que a Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) promove em abril.

Os interessados devem encaminhar, até 15 de março, carta de motivação, currículo vitae e comprovante de vínculo profissional. Há 20 vagas para a oficina, que é aberta a docentes das redes pública e particular, de qualquer disciplina do segundo segmento do ensino fundamental e do ensino médio. A lista de selecionados sairá até 20 de março.

A atividade, que integra o projeto "Pesquisa, ensino e inovação nas Ciências Sociais e na História", acontecerá em duas etapas. Na primeira fase, os selecionados participarão de aulas e palestras com os professores convidados com Isaac Pipano (UFF) e Karen Rechia (UFSC), e com as coordenadoras da oficina Thais Blank (FGV CPDOC) e Vivian Fonseca (FGV CPDOC), entre 4 e 6 de abril, na sede da FGV.

Ao final de três encontros, os professores irão elaborar roteiros de filmes e submetê-los a análise. A FGV selecionará até dois roteiros para serem realizados com a equipe de técnicos audiovisuais do FGV CPDOC. As produções, que utilizarão o acervo de entrevistas de História Oral e/ou Arquivos Pessoais do CPDOC, serão voltadas para o uso em sala de aula.

Para Ninna de Araújo Carneiro Lima, analista do Programa de História Oral do FGV CPDOC, a oficina é uma oportunidade para mostrar aos professores que, hoje, é possível fazer um filme com um celular. A especialista ressalta, ainda, que é preciso pensar novas formas de pedagogia que não fiquem restritas ao livro didático.

"Nossa proposta é pensar o audiovisual dentro de sala, mostrando suas possibilidades enquanto ferramenta do saber. O audiovisual faz parte da realidade dos estudantes e pode ser uma boa estratégia para sensibilizar os jovens. Vamos apresentar a potencialidade e a diversidade do acervo do CPDOC, um dos maiores acervos privados do Brasil", explica a analista do Programa de História Oral do FGV CPDOC.

Cronograma:                                 
15/03: Prazo de inscrição
20/03: Divulgação dos selecionados
04/04: Palestra de abertura (das 16h às 19h30)
05/04: Palestra com professor convidado (das 16h às 19h)
06/04: Oficina de realização de roteiro (das 10h às 13h)
24/04: Prazo de submissão de roteiros
29/04: Divulgação dos roteiros selecionados

Serviço:
Curso: Oficina Audiovisual em sala de aula: ensino e realização
Inscrições: até 15/03