FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Seminário celebra 40 anos da Paleoparasitologia

O Departamento de Endemias Samuel Pessoa da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Densp/ENSP) promoverá na quinta-feira, 21 de fevereiro, seminário comemorativo aos 40 anos da Paleoparasitologia. Na ocasião será inaugurada a Coleção Paleoparasitológica e de Fezes Recentes de Animais (CPFERA). A atividade é aberta a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia. O evento acontecerá no auditório do Museu da Vida, a partir das 9 horas. A paleoparasitologia é ciência que estuda a presença de parasitos em animais extintos e múmias pré-colombianas. O termo foi criado pelo pesquisador emérito da Fiocruz, Luiz Fernando Ferreira (in memoriam), reconhecido internacionalmente.

O livro Fundamentos da Paleoparasitologia, organizado por Luiz Fernando em parceria com Adauto Araújo (in memoriam) e Karl Jan Reinhard, foi vencedor do Prêmio Jabuti em 2012, na categoria Ciências Naturais. A publicação é a primeiro do mundo a traçar um histórico da paleoparasitologia, para definir a ciência voltada ao estudo dos parasitos no passado. Apesar de existir há mais de três décadas, esta vertente científica ainda é desconhecida da maior parte das pessoas. Além disso, ainda hoje, causa estranhamento devido aos seus materiais de estudo um tanto exóticos: excrementos fossilizados - os chamados coprólitos -, corpos mumificados, ossos e tecidos fossilizados de humanos e animais, além de insetos fossilizados e conservados no âmbar.

A obra traz uma síntese de tudo o que foi estudado sobre o tema nos últimos 30 anos e engloba questões técnicas e avanços dos estudos com a inclusão da biologia molecular no campo. A publicação se divide em quatro partes: os parasitos, hospedeiros humanos e o ambiente; vestígios de parasitos preservados em diversos materiais, técnicas de microscopia e diagnóstico molecular; o encontro de parasitos em material antigo: uma visão paleogeográfica; e estudos especiais e perspectivas.

No âmbito da Fiocruz, o Laboratório de Paleoparasitologia estuda a origem e evolução das infecções parasitárias, pelo encontro de parasitos, ou seus vestígios, em material arqueológico ou paleontológico, especialmente em múmias.