FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 10 de fevereiro de 2019

Jardim Botânico comemora os 210 anos de Darwin

Em 12 de fevereiro de 2019, o mundo celebra os 210 anos de nascimento do naturalista britânico Charles Darwin. Além disso, sua obra "A origem das espécies" completa 160 anos de publicação em novembro. Nela, Darwin expõe pela primeira vez a teoria da seleção natural das espécies, explicando como elas se adaptam e se modificam ao longo do tempo. Esse trabalho revolucionou a biologia e mudou nosso modo de compreender como a vida se transforma em nosso planeta.
Para comemorar a data, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro oferece uma programação especial para todas as idades, em que o público poderá interagir diretamente com pesquisadores do JBRJ. As atividades são gratuitas! Confira:
- Às 10h e às 14h, o Educativo do Museu do Meio Ambiente, acompanhado pelos pesquisadores Paulo José Guimarães e Neusa Tamaio, guiam os visitantes pela Trilha Evolutiva, explicando como as diferentes famílias e espécies de plantas surgiram ao longo de milhões de anos de evolução. A trilha tem duração de 30 a 40 minutos. Inscrições pelo telefone (21) 2274-7374 (de terça a sábado das 9h às 17h) ou pelo email agendamentomuseu@jbrj.gov.br. Vagas limitadas.
- Às 11h e às 15h, logo depois da trilha, a pesquisadora Catarina Lira-Medeiros, doutora em Química Biológica, apresenta a Oficina de Extração de DNA, em frente ao Centro de Visitantes. Ela mostra como extrair de uma banana essa molécula que carrega o código genético de cada ser vivo. Duração de 10 minutos, sem necessidade de inscrição.
- Às 11h30 e às 15h30, o Educativo do Museu do Meio Ambiente oferece a atividade Caixa de Darwin, uma maneira divertida de trocar conhecimentos e aprender mais sobre como plantas, animais e também as sociedades humanas interagem e se adaptam, dando forma aos seis biomas brasileiros. Duração de 1h, sem necessidade de inscrição.
Durante o ano, outras atividades estão previstas em comemoração dos 210 anos de Darwin. A Trilha Evolutiva continuará a ser oferecida conforme demanda, pela equipe do Educativo do Museu. Para agendar, entre em contato com o Educativo: telefone (21) 2274-7374 (de terça a sábado das 9h às 17h) ou pelo email agendamentomuseu@jbrj.gov.br