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quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Inteligência Relacional

Adriana Pina, diretora executiva do BNI Rio de Janeiro, dá dicas sobre como conquistar em quatro passos
Alta  | Web
inteligência relacional (Divulgação)
inteligência relacional
(Divulgação)

Não é de hoje que empresários e líderes perceberam que para ter um bom desenvolvimento profissional, é preciso ter uma inteligência relacional. O termo, que pode ser novidade para muitos, trata-se da capacidade de o ser humano lidar consigo mesmo, reconhecendo e respeitando suas qualidades. O que muitos não sabem é como conquistá-la.
Para Adriana Pina, diretora executiva do Business Network International do Rio de Janeiro (BNI RJ) e especialista em gestão estratégica de mercado, é preciso liderar a si mesmo em primeiro lugar, para depois poder conquistar a inteligência relacional. “A menor equipe e a mais importante que devemos liderar é a nós mesmos”, enfatiza a especialista.
Pensando nisso, a diretora do BNI RJ separou quatro dicas para ajudar a conquistar a sua inteligência relacional:

1 – Conheça a sua própria cabeça e sentimentos
Tome as primeiras decisões sozinhas. Descubra como atingir o que quer, sem deixar de fazer o que é correto. E sempre faça isso com humildade e mente aberta, porque só assim é possível chegar a uma fórmula adequada. É importante ser claro a respeito dos próprios princípios, porque eles afetarão todos os aspectos da sua vida, diversas vezes ao dia.
2 – Givers Gain! 
“A maneira de construir um negócio é ajudando outras pessoas a desenvolver seus negócios”. Essa lógica é auto evidente, é a base de uma ética universal, comum a todas as religiões, um imperativo de justiça subjacente a moral de todas as culturas – A lei da reciprocidade.
3 – Absorva diferentes opiniões
Seja radicalmente transparente e tenha a mente aberta – Nenhum de nós nasce sabendo o que é certo; temos que descobrir por conta própria ou acreditar nos outros e seguir suas ideias. A chave é saber qual o caminho dará melhores resultados.
4 – Networking 
Aprenda a desenvolver confiança com as pessoas, a qualidade é melhor do que a quantidade. Não conseguimos fazer gestão de tantas pessoas com qualidade. A confiança causa impacto sobre os lucros e quando a confiança aumenta, a agilidade organizacional faz o mesmo. O aumento da confiança verdadeiramente produz resultados melhores, a custo menor e mais rapidamente.