FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 16 de fevereiro de 2019

Programa Bootcamp de Fabricação Digital

A Agência UFRJ de Inovação está apoiando o Bootcamp de Fabricação Digital, programa de treinamento e introdução a ambientes de prototipagem organizado pelo HUB de Inovação na UFRJ. As inscrições ficam abertas até 08/02. Mais detalhes.
Afinal, o que é um Bootcamp de Fabricação Digital?
O bootcamp é um programa de treinamento prático e intensivo de cinco dias e uma ampla introdução a ambientes de prototipagem e fabricação rápida. Os participantes conhecerão as máquinas, aprenderão a operá-los e serão introduzidos ao conhecimento que lhes permitirá o “Faça (quase) qualquer coisa” (DIY). Ao longo do bootcamp serão fornecidas as ferramentas e habilidades para desenvolver suas ideias dentro do escopo da fabricação digital. Além disso serão realizados um número de objetos feitos sob encomendas prototipados rapidamente como finalização do evento.
Para profissionais interessados em diversificar suas habilidades acessando um campo recente como a Fabricação digital e também terem um conhecimento de usinagem, além de ser adaptado para quem tem interesse no movimento maker.

Programação
25 de Fevereiro – 01 de Março

Dia 01
–    Introdução da FIRJAN, Fab Lab SENAI e
instalações.
–    Programação da semana: Documentação e
descrição dos objetivos
–    Design digital – 2D
 
Dia 02
–    Fabricação subtrativa 2D
–    Fotogrametria / Escaneamento 3D com
–    Kinect
–    Modelagem em 3D
 
Dia 03
–    Modelagem em 3D
–    Definição de parâmetros para Manufatura
–    Aditiva
Dia 04
–    Controle Numérico e GCode
–    Fresagem de grande formato
–    Computação física (noções básicas de placas Arduino)
Dia 05
–    Finalização projetos (pós processamento)
–    Exposição de produtos