FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Correspondência entre Drummond e Pedro Nava é tema de debate no Rio

Um dos principais nomes da história da literatura brasileira, Carlos Drummond de Andrade é considerado o mais influente poeta do século XX, fazendo parte da segunda geração do Modernismo. Já Pedro Nava foi médico e escritor brasileiro, conhecido pelo seu trabalho como memorialista, tendo participado também desta mesma geração de grandes escritores.
As cartas, bilhetes, cartões e demais mensagens trocadas pelos dois escritores é tema do recém-lançado livro “Descendo a Rua da Bahia: a correspondência entre Pedro Nava e Carlos Drummond de Andrade”, organizado por Eliane Vasconcellos (pesquisadora da Casa de Rui Barbosa) e Matilde Demétrio dos Santos (professora da UFF). A obra será tema de debate promovido pela Escola de Ciências Sociais da FGV (CPDOC), no dia 20 de outubro, das 14h às 16h, que contará com a presença das organizadoras e da pesquisadora Helena Bomeny (Departamento de Sociologia/UERJ), que será debatedora.
A publicação rememora essa fiel amizade entre os dois escritores que nasceu nos anos 1920 e atravessou seis décadas. O livro tem início quando Nava, médico recém-formado, escrevia de Belo Horizonte ao amigo Carlos, ainda iniciante poeta modernista, na época morador de Itabira (MG).
Na obra, a correspondência é contextualizada por notas históricas e traz fotos inéditas e manuscritos, além de crônicas, discursos e poemas que mostram uma amizade sólida, rica em afinidades literárias e com forte afeto mútuo.  
O evento acontece no Auditório 1014 da sede da FGV (Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro). Não há necessidade de inscrição prévia. Para mais informações, acesse o site.