FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Exposição Fotográfica: O Sal da Terra.Fotografias da Região dos Lagos(1930-1970)

lavadeira 1939
O Sal da Terra na Caixa Cultural Rio
Mostra do Acervo Wolney Teixeira reúne fotografias da
Região dos Lagos datadas de 1930 a 1970
A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 28 de junho a 31 de julho, a exposição “Wolney Teixeira: O Sal da Terra”, com imagens do acervo do fotógrafo cujo trabalho retrata as transformações na geografia física e humana na Região do Lagos, do início ao final do Século XX. Com curadoria do jornalista e professor Mauro Trindade.

Fotógrafo dos acontecimentos sociais de Cabo Frio e do dia a dia de seus moradores, Wolney Teixeira também retratou, com obsessão, as belezas naturais da Laguna de Araruama e de toda a Região dos Lagos. Em quase meio século de trabalho, o fotógrafo também foi testemunha da transformação da cidade colonial em balneário turístico, com a chegada dos automóveis, dos banhistas e da pesca submarina, em um trabalho que documenta as transformações urbanas ocorridas na região.


Foram selecionadas por Mauro Trindade 50 imagens em grandes ampliações, que exibem a beleza de uma Cabo Frio perdida no tempo. São paisagens como o casario colonial intocado, as igrejas e o convento barrocos, as salinas e barcos a vela, e infindáveis praias virgens. Ainda constam da exposição, fotos inéditas de grandes artistas e políticos brasileiros, como Pixinguinha, Altamiro Carrilho, Jânio Quadros e Luis Carlos Prestes.
- Tanto quanto documentos únicos da história brasileira, as fotografias de Wolney Teixeira são objetos de apreciação artística que só agora, 27 anos após a morte do fotógrafo, podem ser avaliados pelo público e pela crítica, observa o curador.


Serviço Exposição: Wolney Teixeira: O Sal da Terra
Horário: de terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h.
Classificação: Livre
Entrada franca