FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Exposição Fotográfica Knight Paintings


A pergunta que o fotógrafo carioca Renan Cepeda mais escuta é como consegue fazer o efeito da luz, presente em suas fotos, sem usar programas de manipulação de imagem. A resposta é bem simples. Ou não. “Uso a técnica conhecida como light painting. Em ambientes completamente escuros, abro o obturador da lente da câmera. Em seguida entro na cena, vestido todo de preto, com uma lanterna e começo a pintar o que quero com o feixe de luz”, explica.

A partir desta terça-feira (30), o fotógrafo apresentará sua mais recente exposição “Knight Paintings”, na galeria Tempo, em Copacabana, Zona Sul do Rio. A série, que tem 22 fotos, foi produzida em abril desse ano em castelos medievais no altiplano de Castilla y Leon, região na Espanha. “Tenho uma noção do que quero fazer na foto, mas não uso máquina digital, só sei o resultado quando revelo os rolos de filme. Eu gosto dessa angústia de saber que o resultado foge do controle do fotógrafo”, afirma ele, que trabalha com uma Rolleiflex 6x6 cm dos anos 50.
Nesta mostra, o fotógrafo continua sua busca pela contramão do exótico. Seu estilo teve início com as séries realizadas pelo interior do Brasil, quando registrou casas abandonadas. Ele acredita que o fato de estarem desabitadas lhes dava vida própria. Em “Knight Paintings” o público poderá conferir tanto o efeito luminoso alcançado nas imagens de castelos fotografados à noite, com lanternas e canetas laser; como também algumas paisagens singulares desta região ibérica, fotografadas durante o dia. As fotos custam entre R$ 1.500,00 e R$ 9.500,00.
Em outubro, Renan planeja fazer uma nova incursão pelos castelos espanhóis. Só que desta vez ele vai explorar a região da Andaluzía. “Pelo interior da Espanha, existem mais de cinco mil castelos. Na maioria dos casos estão abandonados ou em ruínas”, diz Renan. Confira abaixo algumas fotos da mostra “Knight Paintings”: