FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Lançamento do Livro Mágica da Cozinha

Lançamento de A mágica na cozinha










O livro A mágica na cozinha – Curiosidades, truques e fingimentos da gastronomia, publicado pelo Senac Nacional, será lançado no dia 22 de agosto, das 18h às 20h30, na Confeitaria Colombo (Rua Gonçalves Dias, 32, Centro, no Rio de Janeiro). Na obra, o autor Renato Freire apresenta a culinária fingida, na qual propõe brincar com a percepção sensorial à mesa, por meio da substituição de produtos e ingredientes com o objetivo de criar alimentos que aparentam ser o que, na verdade, não são.
Café feito de soja torrada; coxas de galinha com carne de porco e biscoito cream cracker; molho pardo com cerveja preta e shoyu; peito de frango com polpas de caju; caviar de sagu e caldo de peixe; pipoca de arroz selvagem – estes são alguns pratos que, por razões econômicas, ecológicas, éticas, dietéticas, religiosas, entre outras, precisam de substituições de ingredientes ou alterações na forma de preparo.
Além de apresentar cerca de 100 verbetes explicativos de produtos e mais de 200 receitas comentadas e testadas, Renato Freire ainda dá informações históricas sobre gastronomia — da nouvelle cuisine à culinária molecular — e faz um breve histórico da evolução da culinária fingida ao longo do tempo, aliando seus conhecimentos de engenheiro químico à sólida experiência na área gastronômica.
A mágica na cozinha – Curiosidades, truques e fingimentos da gastronomia representa uma oportunidade única de fomentar a pesquisa dos profissionais da área gastronômica e dar subsídios a todos os demais que têm uma relação prazerosa com a culinária.