FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

II Congresso Internacional de Musicologia





A Escola de Música e o Programa de Pós-Graduação anunciam a realização do II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MUSICOLOGIA DA UFRJ.

O Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ ocorreu na Semana da Escola de Música e foi planejado em consonância com os eventos comemorativos do aniversário da Escola, como iniciativa da Diretoria da Escola de Música e da Coordenação do Programa da Pós-Graduação. A congruência dos eventos artísticos e científicos expressa a vocação desta instituição, que completa agora 163 anos. 

A temática norteadora dos eventos artísticos e científicos de 2011 é a música do século XX em diante, tendo a segunda edição do Simpósio Internacional de Musicologia o título “Teoria, Crítica e Música na Atualidade”.
 
A intersecção entre as teorias analíticas da música e as teorias da crítica cultural tem catalizado importantes questionamentos da área, não somente sobre os problemas teóricos e metodológicos das novas posturas, mas sobretudo ao levar a um redimensionamento da própria identidade da disciplina. 

Buscou-se com esse evento refletir em que medida as inovações da música do século XX em diante, ao trazer novas linguagens, novas práticas composicionais e de performance e novas escutas, têm constituído locus fundamental para novas proposições analíticas e críticas nos desenvolvimentos recentes da musicologia, em sua ampla gama de abordagens. O evento reuniu no Brasil, figuras exponenciais de diversos países, visando a uma interlocução que favoreça a inserção dos estudos brasileiros na musicologia internacional da especialidade. Junto aos musicólogos, o evento congregou compositores e intérpretes, no intuito de aproximar a pesquisa dos processos criativos. O debate entre os especialistas da música contemporânea busca ampliar o espaço para as diversas tendências de análise e crítica, incentivando um encontro teórico-analítico que norteie o impulso historiográfico futuro. Encerrou-se com uma mesa redonda formada por compositores e colunistas especializados, para debater as questões associadas à mediação, recepção e formação de público na atualidade. A organização do Simpósio em diversas modalidades pretendeu intensificar a integração entre o ensino e a pesquisa em nível de pós-graduação, incluindo, a partir desta segunda edição, sessões de comunicação de trabalhos aprovados mediante submissão. 

O Livro de Resumos e os Anais com a versão integral dos trabalhos, publicados em formato impresso e eletrônico, serão disponibilizados gratuitamente no site da EM-UFRJ.

O registro fotográfico da primeira edição do Simpósio Internacional de Musicologia, pode ser consultado na galeria de imagens do site da Escola de Música da UFRJ.